Espumantes e rosés são uma ótima pedida para a estação

Compartilhe

Mais do que harmonizar com comidas, os vinhos combinam com momentos. Na primavera, época do ano em que os dias são marcados por temperaturas amenas e agradáveis, a sugestão do sommelier da Decanter Sidney Lucas é combinar os mais variados tipos de vinhos com ocasiões especiais entre amigos e familiares. Segundo Sidney, assim como as temperaturas na primavera variam conforme o dia, os tipos de vinhos também podem variar nesta época. Ou seja, não existe apenas um tipo indicado para a estação e sim vários, basta escolher o momento certo.

VinhosPrimavera-Decanter

“Esta é uma estação em que temos chuvas com certa abundância, dias de sol e temperaturas amenas à noite. Dessa maneira, na primavera diferentes tipos de vinho podem ser indicados, desde um rosé à beira da piscina, até vinhos tintos e brancos potentes em dias com temperaturas mais baixas”, destaca.

Para aqueles que queiram apreciar um bom vinho em dias mais quentes, o sommelier indica espumantes, como o Bedin Proseco Extra Dry (Itália) ou Lírica Crua (Brasil), ideais para degustar com pratos à base de frutos do mar. Sidney sugere ainda os vinhos rosés, como o Saint Tropez Note Bleue Rosé (França), e brancos leves, como o Cardeto Matile Pinot Grigio (Itália). Esses rótulos podem ser harmonizados com pratos mediterrâneos e saladas.

Já para aproveitar os dias chuvosos e frescos os indicados são os vinhos brancos potentes e vinhos tintos. Como sugestão estão o vinho branco Caliterra Tributo Single Vineyard Maitenal Chardonnay (Chile), que pode ser harmonizado com risoto de frutos do mar e moqueca de siri, e o Anselmo Mendes Muros de Melgaço Alvarinho (Portugal) para degustar com bacalhau e mariscos defumados.  O vinho tinto sugerido pelo sommelier da Decanter é o Glen Carlou Tortoise Hill Red (África do Sul), que harmoniza perfeitamente com churrasco e costeletas de porco. “As escolhas para a Primavera são muitas, mas o importante é harmonizar um bom vinho com momentos tão especiais quanto”, salienta Sidney.

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA