Semana de Arte e Gastronomia Peru-Brasil no Sesc Carmo

Compartilhe

De hoje (6) a 9 de outubro de 2015, de terça a sexta-feira, em diversos horários, o Sesc, em parceria com o Consulado Geral do Peru, realiza a Semana de Arte e Gastronomia Peru-Brasil – Visita à Costa-Norte Peruana, com cardápio especialmente elaborado e orientado pela chef peruana Cecília Seminário, preparado pela equipe de cozinheiros do Sesc Carmo, nos Restaurantes da unidade, além de food show, exposição, intervalo sonoro temático, oficina de instrumento musical típico e bate-papo a fim de divulgar a gastronomia e cultura da costa-norte do Peru e a Cultura Mochica.

12063322_761287290664919_2983171747910365826_n

Majado de Yuca (receita típica à base de mandioca e carne de porco) | Reprodução Facebook Sesc 

À semelhança do Brasil, fruto da bio e semiodiversidade, o Peru também recebeu inúmeras influências culturais de imigrantes ao longo de sua história, que marcaram suas culinárias regionais. Por possuir diversos microclimas, mostrou-se favorável ao desenvolvimento de variados cultivos nas quatro estações do ano, nas diferentes regiões do país, tendo sua geografia marcada pela presença de costa, serra e floresta. Sua abundante produção frutífera é propícia para a elaboração de variadas receitas. Cada cidade oferece diferentes aromas e sabores em sua gastronomia e essa arte identifica seus habitantes e os enche de orgulho.

Ao norte do Peru, nas regiões de Tumbes, Piura, Lambayeque e La Libertad encontram-se pratos como o arroz com pato, seco de cabrito (um tipo de ensopado), variedade de iguarias à base de frutos do mar. As produções dessa região receberam a influência da civilização pré-incaica Moche, expressas nos sabores de coentro, hortelã, pimentas, chica de jora, bebida insubstituível na região.

Em 6 de outubro, terça-feira, às 18 horas e 30 minutos (duração: 1h: 30 min/ capacidade: 100 – 120 pessoas), acontece o food show de “Majado de Yuca”, no final será oferecida uma pequena degustação e um pisco sour.

O primeiro expositor, Fernando Álvarez, Cónsul Geral Adjunto do Perú, falará sobre a história da gastronomia peruana, enquanto a segunda expositora, a Chef Marisabel Woodman fará uma demonstração ao vivo do preparo do prato da costa – norte de Peru.

Marisabel Woodman é graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Lima e em Gastronomia pela Ferrandi L’École Française de Gastronomie, em Paris.

É Chef e proprietária do La Peruana Food Truck, o primeiro de comida peruana em São Paulo, que serve pratos inspirados na comida de rua do Peru, porém incorporando técnicas e ingredientes usados em restaurantes gastronômicos. Em agosto, inaugurou um Restaurante peruano no bairro Jardins, em São Paulo.

Marisabel Woodman trabalhou com Alain Ducasse no hotel Plaza Athenée e com Alex Atala no DOM e Dalva e Dito. No Peru, passou pelas cozinhas do Mercado de Rafael Osterling e Central de Virgilio Martinez.

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2015, quarta, quinta e sexta-feira, das 11h às 15 horas (a confirmar), o restaurante I do Sesc Carmo oferecerá em seu cardápio a cada dia uma opção diferente tanto de entrada quanto de prato principal, típicos do Peru.

Respectivamente, as entradas oferecidas serão “Quiche de Quinua”, “Causa de Verduras” e “Papa a la Huacaína” (batatas, pimenta e queijo, de fácil preparo e preferida nas mesas peruanas). E os pratos principais serão: “Seco de Cabrito o Carne” (seco de carne: carne de panela temperada com ervas), “Majado de Yuca” y “Pepián de Quinua”.

Entre 6 e 9 de outubro de 2015, quarta, quinta e sexta-feira, das 12h15 às 14h15 o projeto Intervalo Sonoro apresenta shows de Horacio Camargo, com repertório composto por música peruana, durante o horário do almoço.

Em 7 de outubro, quarta-feira, de 18 às 20 horas (duração de 2h), o músico Horacio Camargo comandará uma oficina, ensinando a tocar os instrumentos autóctones de Peru, no Auditório. Capacidade: 50 pessoas. A atividade é gratuita e indicada para maiores de 12 anos.
Em 8 de outubro, quinta-feira, às 18 horas, bate-papo sobre a Cultura Mochica, com duração prevista de 2 horas.

A Cultura Mochica se desenvolveu na Costa norte do Peru entre 100 e 700 d.c. Sua dedicação na arquitetura e nas artes são reconhecidas através dos registros que se preservaram através das cerâmicas e o trabalho com ouro na confecção de joias e peças sagradas, marcado pelo esforço de toda uma população de agricultores, pescadores, guerreiros e artistas. O encontro terá a mediação da professora Márcia de Almeida Rizzutto.

Em 9 de outubro, sexta-feira, às 18h30 haverá o “Fim-de-Tarde Especial” com grupo Fina Estampa interpretando músicas inspiradas na Costa-Norte do Peru e apresentação de dança “Marinera”, além de serviço de petiscos da culinária da região.

A partir do dia 6 de outubro até 13 de novembro teremos a exposição “O Senhor de Sipán e as riquezas do antigo Peru”. São 18 fotografias de objetos do acervo Museu “Tumbas Reales de Sr. Sípan”, onde estão presentes mais de 5000 peças entre metais, tecidos e cerâmicas. O acervo é resultado da descoberta pelos arqueólogos peruanos em 1987, na região de Lambayeque de uma tumba intacta que revelou uma incrível coleção com ornamentos e trajes de um governante da antiguidade. Essa descoberta é importante para reconstruir a história original de uma das culturas pré-colombianas, através desse personagem que foi chamado de Sr. Sípan.

Serviço:
Food Show Especial
Realização: Sesc Carmo
Tel. (11) 3111-7000
Quando: 6 de outubro, terça-feira, das 18h30 às 20h.
Onde: Sesc Carmo – Auditório.
Classificação Indicativa: Livre
Quanto: 20,00 (inteira) / 10,00 (meia) / 6,00 (Credencial Plena)

Cardápio Especial
Realização: Sesc Carmo
Quando: 6 a 9 de outubro, terça-feira, das 18h30 às 20h.
Onde: Sesc Carmo – Restaurante 1.
Classificação Indicativa: Livre
Quanto: Consulte valores no Restaurante 1 ou www.sescsp.org.br/carmo

Intervalo Sonoro
Quando: 6 a 9 de outubro, segunda a sexta-feira, das 12h45h às 14h45
Onde: Sesc Carmo – Restaurante 1
Classificação Indicativa: Livre
Quanto: Grátis (Verifique os valores das Refeições)

Aula Aberta de Instrumentos Peruanos
Quando: 7 de outubro – quarta-feira, das 18h às 20h
Onde: Sesc Carmo – Auditório
Classificação Indicativa: 12 anos
Quanto: Grátis

Bate Papo sobre a cultura Mochica
Quando: 8 de outubro – quinta-feira, das 18h às 20h
Onde: Sesc Carmo – Auditório
Classificação Indicativa: Livre
Quanto: Grátis

Fim de Tarde Especial
Quando: 9 de outubro – sexta-feira, às 19h
Onde: Sesc Carmo – Restaurante 1
Classificação Indicativa: Livre
Quanto: Grátis (Consulte valores dos petiscos no Restaurante 1)

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA