TEATRO – “A Comédia das Maldades” no Teatro Sergio Cardoso (SP)
Em cartaz até o dia 10 de maio, a “A Comédia das Maldades” satiriza as maldades humanas, passadas a limpo através da ótica irreverente de uma revista musical moderna. Com Érico Brás, Mariana Santos, Maria Bia, Rodrigo Fagundes e Françoise Forton como atriz convidada no elenco, a peça utiliza o gênero das revistas musicais e do teatro de variedades como influência, porém de uma forma nova e moderna.
Escrita por Maurício Guilherme e com a direção de Victor Garcia Peralta, a peça apresenta a saga de um antigo produtor de espetáculos de variedades, Fausto Carrera, na sua tentativa vã de transpor as barreiras burocráticas de uma grande e misteriosa corporação. A comédia se desenrola enquanto ele aguarda sua quase impossível entrevista naquela empresa.
Estruturada em 15 quadros, a cada nova fase trazida pelas lembranças da personagem central, momentos cruciais vividos da infância à maturidade, os gêneros diversos da comédia são apresentados no palco numa verdadeira “revista de estilos”: a comédia popular, a alta comédia, a comédia de costumes, a chanchada, a comédia nonsense, entre outros.
O texto que não está localizado em nenhuma época específica, invoca as décadas de 40 e 50 – era de ouro das revistas brasileiras – através da direção de arte, figurinos e objetos de cena. O espetáculo, que tem a direção musical de Paula Leal e coreografias de Sueli Guerra, conta também com diversas pequenas intervenções musicais e com 8 números musicais coreografados que vão de marchinhas de carnaval ao jazz, todos cantados ao vivo pelos atores. A música no espetáculo é usada como conexão entre as cenas e como ferramenta que reforça a linguagem e a estética do teatro de revista e da comédia.
Com projeções assinadas por Rico Vilarouca e Renato Vilarouca, A Comédia das Maldades terá praticamente todo o cenário projetado, onde os atores também interagem com o vídeo. “São ao todo cerca de 50 inserções de vídeo. Uma projeção para cada quadro, mas alguns terão também sub-quadros. Estamos trabalhando com um tipo de tela que nos dá a possibilidade de projetar na frente e atrás, então acontece uma imersão entre atores e telas”, explica Vilarouca. Completam a ficha técnica Maneco Quinderé, responsável pela iluminação, e Antonio Guedes que assina os figurinos.
A Comédia das Maldades
Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Informações: 3288.0136
Vendas: www.ingressorapido.com.br e 4003.1212
Bilheteria: de terça a domingo a partir das 14h. Aceita dinheiro e todos os cartões, crédito, débito e vale-cultura. Acesso para deficiente. Ar-condicionado.
Sexta às 21h30 | Sábado às 21h | Domingo às 18h
Ingressos:
Sexta R$ 30 | Sábado e Domingo R$ 50
Duração: 75 minutos
Recomendação: 14 anos