Real Gabinete: encontro grátis abordará literatura e figuras femininas no séc. XIX

Compartilhe

Ainda estão abertas as inscrições para o II Encontro de Pesquisadores de Cultura Oitocentista Luso-brasileira, atividade gratuita que acontece no Real Gabinete Português de Leitura e que abordará figuras femininas na produção literária da época, além de assuntos como imprensa e direitos autorais no século XIX. Especialistas do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras (PPLB) da instituição, em parceria com docentes da UFF, Uerj e UFRRJ, farão palestras e debates com o objetivo de fomentar o diálogo entre pesquisadores de diversas disciplinas cujo foco seja o “longo século XIX”.

Real Gabinete - Estátua Camoes + Fachada - Créditos Marcela Prior[11]

Entre os assuntos abordados, palestras dedicadas ao papel feminino em produções literárias e no cenário social à época: “A presença de romances em bibliotecas femininas da família real portuguesa”, a “Escrita feminina e subjetividade”, “Subsídios para uma releitura da poesia de Maria Browne”, A edição crítica de Filipa de Vilhena/ a sobrinha do Marquês de Almeida Garret, “Destinos de feminilidade, hierarquias da prostituição: sobre algumas “rameiras” na obra camiliana” são algumas das palestras que comporão a programação.

Além desses temas, a atividade conta com as palestras “D. Pedro, o Brasil e Portugal na imprensa francesa”, “Ler o século XIX no século XXI: Machado de Assis”, Direitos autorais: controvérsias entre Brasil e Portugal”, “Polêmica e política n’A Revolução de Setembro”, “Literatos portugueses e a imprensa luso-brasileira oitocentista”, entre outras.

Para mais informações sobre o programa do II Encontro de Pesquisadores de Cultura Oitocentista Luso-brasileira é preciso acessar: http://www.coloquiooitocentista.com.br/RGPL/

Serviço:

II Encontro de Pesquisadores de Cultura Oitocentista Luso-brasileira,

Quanoo: 28 de setembro, das 9h às 17h.

Quanto: Grátis (o aluno que queira a emissão de certificado deve pagar uma taxa de R$ 20,00).

Inscrições: para mais informações sobre o programa da atividade é preciso acessar: http://www.coloquiooitocentista.com.br/RGPL/

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA