Projeto “Madrugada no Centro” acontece de setembro de 2015 a fevereiro de 2016 no Rio de Janeiro

Compartilhe

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) promove a terceira edição do projeto “Madrugada no Centro”, de setembro de 2015 a fevereiro de 2016, no Rio de Janeiro. O evento, que tradicionalmente ocorre na área externa do CCBB, recebe seis festas ao todo, sendo uma por mês, e mistura DJs conhecidos do grande público e artistas convidados, compondo um ‘set list’ temático para cada edição. Sempre aos sábados, de 23h às 4h, com ingressos a preço popular.

1ª edição - flyer online[4]

O evento abre no dia 05 de setembro, com a festa Disritmia, conduzida pela DJ Lili Prohmann, que recebe Rita Benneditto e o DJ Marcelinho da Lua em um ‘live’ especial, com os músicos Fred Ferreira (guitarra) e Lancaster Lopes (baixo).

O projeto pretende resgatar a tradição boêmia e musical do Centro do Rio, em linha com o movimento de revitalização da região. “Madrugada no Centro” é o convite para uma viagem à musicalidade carioca.

A festa faz parte de um ‘viradão’ que celebra o último fim de semana da exposição Picasso e a Modernidade Espanhola, em cartaz no CCBB Rio. Nos dias 05 e 06 de setembro, a exposição estará aberta das 9h de sábado às 21h de domingo, com entrada franca.

PROGRAMAÇÃO

5 de setembro
Festa Disritmia convida Rita Benneditto + DJ Marcelinho da Lua em um ‘live’ especial com os músicos Fred Ferreira (guitarra) e Lancaster Lopes.

Disritmia: Conduzida pela DJ Lili Prohmann, Disritmia é música brasileira de vanguarda, sem aprisionamentos, que lê a velha guarda e se reinventa. Música para balançar, conectando sul e norte, anos oitenta e dois mil, brega e cult. A festa reúne a música de São Paulo, a música de sempre da Bahia, o lado B (de bom) dos cânones nacionais, a música gingada do Recife e a bronzeada do Rio, a volta do brega – todas vestidas com batuque de alto nível. E de tanto ritmo, tanta cadência, tanto suingue brasileiro, é preciso estar atento ou se deixar levar: seu coração pode entrar em disritmia.

Rita Benneditto – uma das mais criativas e talentosas intérpretes da MPB contemporânea, num ‘Live PA’ de tecnomacumba, carimbó, afro-pop brasileiro, com intenso suingue de festa e groove eletrônico. Essa é a mistura apimentada que Rita Benneditto apresentará no Madrugada no Centro. Acompanhada dos músicos Fred Ferreira (guitarra) e Lancaster Lopes (contrabaixo) e tendo como fio condutor seu mais recente CD, ‘Encanto’, o show traz a estrutura do repertório afro/pop/rock de Rita, embalada com o beat orgânico-eletrônico do DJ Marcelinho da Lua. Uma simbiose da musicalidade brasileira com a batida eletrônica, numa performance dançante, com muita improvisação e arranjos inéditos. Música de pista, em ritmo pulsante, vibrante, para dançar como se não houvesse amanhã.

DJ Marcelinho da Lua: ganhador do Prêmio de Música Brasileira (categoria eletrônica) com os discos “Tranquilo” (2003) e “Social” (2007), levou também dois MTV Awards, com os clipes de “Cotidiano” (com Seu Jorge) e “Refazenda” (com Mart’nália). Junto ao BossaCucaNova, lançou cinco discos, entre eles “Brasilidade” (2002), indicado ao Grammy Latino. Com o quarto álbum de estúdio (“Nossa Onda É Essa”, 2013), o BossaCucaNova chegou ao topo das paradas do iTunes World Chart e da rádio californiana KCRW. Como DJ, já se apresentou em mais de dez ‘réveillons’ na Praia de Copacabana. Trabalhou com Boca Livre, Roberto Menescal, BNegão, Gustavo Black Alien, Seu Jorge, Mart’nália, Martinho da Vila, João Donato, Chico Buarque, Daniela Mercury, Lenine, Roberto Carlos, Kid Abelha e Paralamas, entre outros. Dividiu o palco com Fatboy Slim, Moby, Buraka Som Sistema, Marcelo D2, BNegão, Seu Jorge, Skank e François K.

11 de outubro
Festa SOPA + Show da cantora Simone Mazzer e banda + intervenções de artistas drags convidados. Festa em comemoração aos 26 anos do Centro Cultural Banco do Brasil.

Festa Sopa: Em 2012, dois amigos se uniram para dar uma renovada nas festas que aconteciam no Rio de Janeiro. O espaço era inusitado: uma laje no Vidigal. Desde a primeira edição, a festa conquistou um público fiel que não parou mais de crescer. Sopa remete à mistura de tribos, à mistura musical, à elegância tropical. É um som quente, dançante, onde se ouve de Gipsy Punk, do grupo Gogol Bordello, ao frevo e maracatu, do Recife, do Kuduro, do Buraka Som Sistema, ao Sirimbó, de Pinduca, da brasilidade de Maria Bethânia ao Tecnogrega, passando pela francesa ZAZ, incluindo Cumbia, Electro Swing, New Jazz e Indie e Rock.

Show da cantora Simone Mazzer: Comemorando os 26 anos do CCBB, a cantora apresenta o show “Férias em Videotape”. Com voz potente e jeito único de interpretar, Simone apresenta um repertório amadurecido. No palco, mescla as 12 faixas do seu disco no qual une autores de sua geração (Luciano Salvador Bahia, Bernardo Pellegrini, Maurício Arruda Mendonça, entre outros) a nomes consagrados. Com Marco Antonio Scolari (teclado e direção musical), André Berdurê (baixo), Eduardo Rorato (bateria), Humberto Araújo (sax) e Ricco Vianna (guitarra e violão), passeia pelas novas safras de “Tango do mal” (incluída na trilha da novela “Babilônia”, TV Globo) e “Dei um beijo na boca do medo” às consagradas “Camisa listada” (Assis Valente) e “Hyper-ballad” (Björk), todas gravadas por ela. Saúda, ainda, Angela Ro Ro (“Balada da arrasada”), Gilberto Gil (“O amor daqui de casa”) e Caetano Veloso (“Vaca profana”).

7 de novembro

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, Festa Soul de Santa + a convidada especial Nega Gizza apresentam um ‘live’ com os músicos Joel Ferreira (saxofone) e o percussionista Jovi Joviano, com intervenções de bailarinos.

Festa Soul de Santa: Há sete anos no roteiro carioca, começou em Santa Teresa e, não raro, as suas edições são realizadas no bairro. São fixos na residência os DJs Lucio Branco e Marcello MBgroove, que já contaram com a colaboração de inúmeros convidados na discotecagem. O repertório é focado nos mais diversos gêneros do universo musical negro. O padrão de qualidade é o diferencial do seu repertório, sendo a variedade rítmica a tônica dos ‘sets’ da festa. Por isso, seus DJs são, antes de tudo, pesquisadores incansáveis de artistas de soul funky, rap, afrobeat, ethio-jazz, reggae, dub, boogaloo, sambalanço etc.

Nega Gizza: Irmã “adotada” de MV Bill, Nega Gizza começou na banda dele como backing vocal. Foi a primeira locutora de uma rádio de rap, no programa Hip Hop Brasil, da Imprensa FM, e apresentou o programa Hip Hop CUFA, da 107 FM. Ganhou dois prêmios musicais, o Hutúz (maior premiação de Hip Hop da América Latina) e o prêmio Orilaxé (Grupo Cultural Afroreggae). Junto com MV Bill e Celso Athayde, fundou a CUFA (Central Única das Favelas) cufa.org.br. Tornou-se uma das produtoras do Hutúz, maior festival de Hip Hop da América latina, do Prêmio Anu, do Favela Festival e da Taça das Favelas. Lidera, ao lado de MV Bill, o programa “Aglomerado”, na TV Brasil, sendo locutora oficial da atração, que caminha para a sua terceira temporada e é líder de audiência na emissora.

Joel Ferreira: Dividiu palco com artistas e bandas de estilos e formações diferentes, como George Israel, Zezé Motta, Rodrigo Sha, Milton Guedes, Paulinho Trompete, Ney Conceição, Carlos Malta, Baby do Brasil, Alma Thomas (EUA), Idriss Bodrioua (França), dentre outros. É o ‘bandleader’ da banda residente da ‘Maze Jazz Night’ (famoso jazz na favela Tavares Bastos, no Catete, apontado pela ‘Down Beat Magazine’ como um dos melhores lugares para se ouvir jazz no mundo), por quatro anos consecutivos. Jazz, lounge, samba jazz e jazz clássico são sua vertente atual, fazendo o show soar como ‘jazz de vanguarda’.

Jovi Joviniano: Percussionista, compositor, profundo conhecedor dos ritmos populares brasileiros. Tocou na bateria da escola de samba Imperatriz Leopoldinense e participou de rodas de samba de fundo de quintal no Cacique de Ramos. Acompanhou o clarinetista, maestro e arranjador Paulo Moura. Realizou gravações e acompanhou artistas como o clarinetista Roberto Guima, Nara Leão, Emilio Santiago, Beth Carvalho, Arthur Moreira Lima, Ney Matogrosso, Marisa Monte, Gilberto Gil, Gal Costa, Fernanda Abreu, Lenine e Marcos Suzano, Monarco, Paralamas do Sucesso, Angela Ro Ro, Moska, Seu Jorge, Roberta Sá, entre outros. Como compositor, tem canções gravadas por Fernanda Abreu, Farofa Carioca, Daúde, Forró Sacana, Samba de Rainha, Seu Jorge e Ana Carolina.

5 de dezembro – Manie Dansante + Jesuton

Manie Dansante: Festa que, desde 2012, vem trazendo todo o conceito ‘glamour’ e o ‘freaky’ do universo ‘vintage’, com as mais recentes releituras de variadas formas de arte: moda, dança, fotografia, vídeo e, claro, música. Sob o comando do Manie Gang, DJ Crew residente, a festa é embalada pelo electro swing, swing, electro blues, new jazz e outros retro beats; beats dos anos 20, 30, 40 e 50 misturados com os beats de amanhã. Podem-se ouvir versões originais do swing jazz, artistas como Cab Calloway, Ella Fitzgerald, Ray Charles e Louis Armstrong, clássicos que influenciam e recebem releituras nas produções exclusivas feitas pelo Manie Gang e por grandes produtores da cena internacional do electro swing, artistas como Parov Stelar, Caravan Palace, C2C, Jamie Berry, Swing Republic, Slamboree, Odjbox, entre outros. A festa conta ainda com aulão e apresentação de Lindy Hop (estilo de dança criado no Harlem entre os anos 20 e 30 para dançar o Swing), do grupo Rio Hoppers e performances de artistas de circo.

Jesuton: Em turnê do DVD ‘Show Me Your Soul’, a cantora inglesa, filha de mãe jamaicana e pai nigeriano, apresenta releituras de clássicos da gravadora Motown. Músicas como “Easy”, “What’s Going On, “Part Time Lover” e “I Want You Back” ganham novos acordes na voz da cantora que escolheu o Brasil para morar. Jesuton dá voz a canções de nomes como Diana Ross, Marvin Gaye, Stevie Wonder, Jackson 5, The Commodores, entre outros ícones da soul Jesuton criou alguns ‘medleys’ utilizando artistas contemporâneos como Prince e Daft Punk – também muito influenciados pelo soul – e as faixas “Kiss” e “Get Lucky” ganharam novos arranjos. “Sexual Healing”, primeira música de Marvin Gaye em um álbum fora da gravadora Motown, também faz parte do repertório. 

20 de janeiro – Pré-Carnaval 

9 de fevereiro – Edição surpresa 

SERVIÇO: 

MADRUGADA NO CENTRO

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Compra: Vendas pela internet (ingressomais.com.br) e na bilheteria do CCBB-RJ
Horário:
23h às 4h

Lotação: até 800 pessoas
End.:
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Tel.:
(21) 3808-2000
Programação completa:
www.facebook.com/madrugadanocentro

Classificação: 18 anos

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'mysql.so' (tried: /usr/lib64/php80/modules/mysql.so (/usr/lib64/php80/modules/mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib64/php80/modules/mysql.so.so (/usr/lib64/php80/modules/mysql.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory)) in Unknown on line 0

Warning: Module "PDO" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "pdo_mysql" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "pdo_sqlite" is already loaded in Unknown on line 0