TEATRO – Espetáculo Yerma no Teatro Goiânia

Compartilhe

Dia 29 de maio, no Teatro Goiânia, estreia o espetáculo Yerma, uma adaptação do texto teatral de Federico García Lorca, sob a direção de Altair de Sousa. A peça questiona a capacidade do homem atual de realizar seus sonhos, mostrando o quanto estamos submersos às impotências de sistemas de forças, cujas condições desconhecemos e descobrimos apenas depois de atingidos.

0043-LayzaVasconcelos-6834[11]

Em 1934, Federico García Lorca escreveu o poema dramático Yerma, abordando a esterilidade de um casal pela perspectiva feminina, em um ambiente de mistério e poesia típicos. Casada, desejando um filho, Yerma trilha um caminho que a levará à tragédia. Nesse contexto, o diretor Altair de Sousa utiliza-se da falência dos argumentos racionais da narrativa para elaborar um espetáculo que trata de uma investigação cênica sobre a impotência em múltiplas dimensões: das regras frente à vontade; dos laços sociais frente à animalidade do corpo; das palavras e acordos que resultam em violência e rupturas; do indivíduo frente à moral. É nesse território desconhecido que se passa a peça, em que a violência surge livre e em oposição.

O fim das coisas, um jogo de morte, mas acima de tudo, a impossibilidade de realizar sonhos. Yerma é um dos grandes personagens da história do teatro moderno, talvez por se mostrar tão obstinada a cumprir um desejo não partilhado pelo companheiro.

SERVIÇO
Data:
Dia 29/05 às 20 horas | Dia 30/05 às 21 horas
Local: Teatro Goiânia
Vendas na bilheteria do Teatro:
R$ 10,00 (inteira) | R$ 5,00 (meia)
Gênero:
Poema dramático
Classificação: 12 anos
Duração do espetáculo: 1 hora

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA