Brasil Sabor – Festival gastronômico promove culinária brasileira
Com o tema “Há dez anos invadindo as ruas e celebrando o Brasil” acontece a décima edição do Brasil Sabor, festival gastronômico que envolve mais de 750 restaurantes e de 80 cidades de todo o país, até o dia 31 de maio. Os restaurantes participantes estão apresentando pratos criados especialmente para o evento, que são vendidos a preços especiais.
Prato do restaurante Antônia Bistrô, de Goiânia (Divulgação)
O Brasil Sabor é realizado pela Abrasel e patrocinado nacionalmente pelo Sebrae e pela Ambev. Luiz Barreto, presidente do Sebrae nacional, acredita que festivais como esse são estratégias para a valorização cultural, para o aumento da autoestima da população e até mesmo para o desenvolvimento econômico local. “Esses eventos geram oportunidades de negócio para pequenos produtores, bares, restaurantes e outros segmentos ligados ao turismo e ao entretenimento”, disse.
Para Paulo Solmucci Junior, presidente executivo da Abrasel, chegar à marca de dez anos mostra a força do festival. “Restaurantes de todo o país apostam na dinâmica e visibilidade do Brasil Sabor. Exaltar os sabores únicos de cada lugar e transformar os restaurantes em cenário para memoráveis experiências estão entre as principais propostas do evento”, afirma.
Além disso, o festival tem uma importante função: destacar o papel social da rua, onde as pessoas se reúnem e convivem. “Em contraponto às pessoas que se enclausuram dentro de seus condomínios e apartamento e vão matando a cidade pouco a pouco, o Brasil Sabor propõe ocupar o espaço público. As pessoas saem de casa para frequentar os restaurantes, a rua se enche de vida e a cidade pulsa”, avalia Solmucci.
Participantes
O restaurante JB Grill, de Rio Branco, vai preparar o “Tambaqui sem espinha”. O prato é composto pelo tambaqui, um peixe típico da Amazônia, servido assado, recheado com pirão e acompanhado com jambu, erva típica da região norte e muito popular no Acre. Ari Palu, sócio do restaurante e presidente da Abrasel no Acre, acredita que o festival é um incentivo para que as pessoas saiam de casa e procurem os restaurantes. “A expectativa é que, além do aumento das vendas, o Brasil Sabor contribua com a gastronomia acreana, ampliando as opções de pratos oferecidos para os clientes”, disse.
Silvana Chamusca, proprietária do restaurante Vila Chamusca Arte e Gastronomia, em Maceió, aposta que o festival será uma oportunidade para que novos chefs divulguem o seu trabalho. “Além de valorizar a culinária tradicional, é uma chance para mostrar novas tendências das culinárias alagoana, nordestina e brasileira”, destaca. O restaurante servirá o “Risoto da Vila”, primeiro prato criado por Silvana para a Vila. O risoto é preparado com arroz arbóreo e queijo parmesão, acompanhado por camarão no coco. O toque regional será dado pela inclusão do leite de coco na receita.
O Vila Chamusca é um dos restaurantes que participará da Arena Gastronômica em Maceió, que acontecerá no âmbito do Brasil Sabor. Durante quatro dias, chefs de vários restaurantes prepararão os pratos de seus restaurantes para que 25 pessoas inscritas, entre estudantes de gastronomia e leigos, degustem. Para Silvana, a Arena é importante para um maior conhecimento dos próprios alagoanos sobre a culinária local, por levar os pratos até mais perto do público. A expectativa é que o festival sirva para divulgar o litoral norte de Maceió como um ponto de turismo também gastronômico. “O litoral norte de Maceió tem um polo gastronômico muito forte, e a culinária é uma perna forte do turismo”, ressalta.
Em Curitiba, os participantes também querem trazer o evento mais para perto do público, com o Estúdio Bom Gourmet. Durante dez dias, proprietários de restaurantes participantes do Brasil Sabor, acompanhados de estudantes de gastronomia, irão ao shopping Pátio Batel ensinar técnicas de preparos especiais e discutir temas relacionados ao segmento da gastronomia.
No Paraná, pratos dos 49 restaurantes participantes do Brasil Sabor contarão com preços especiais, que variam entre R$ 39,00 e R$ 59,00. Para Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel no Paraná, essas alterações no formato darão uma nova cara para o festival. “Fizemos algumas pequenas mudanças no Brasil Sabor para que ele se torne ainda mais atraente para o nosso público. Temos certeza que essas alterações darão uma nova cara para o evento, que continuará em seu lugar de destaque no estado”, afirma.
Em São Paulo um dos participantes é o Ovo e Uva; no Rio de Janeiro, o Thai Brasil; e em Goiânia, o Antônia Bistrô.
Serviço:
Festival Brasil Sabor
Até o dia 31 de maio