Bourbon Festival Paraty 2015 chega a sua 7ª edição

Compartilhe

O Bourbon Festival Paraty 2015 chega a sua 7ª edição, de 29 a 31 de maio, reunindo 21 atrações musicais e uma exposição fotográfica na cidade histórica de Paraty (RJ). São 30 horas de blues, jazz, R&B, soul, Música Brasileira e world music, revezando-se dia e noite em dois palcos ao ar livre – nas praças da Matriz e da igreja Santa Rita –, além de buskers (músicos de rua) e da Orleans Street Jazz Band, transformando cada esquina de Paraty numa festa. Todos os shows são gratuitos.

Banda Mantiqueira- ftCláudia Mifano 2 -[22]

Banda Mantiqueira/ Crédito: Claudia Mifano

É o evento musical mais esperado do ano, devido à qualidade e à proximidade dos artistas com o público – nomes de ponta na cena jazzy como Delfeayo Marsallis, que tocou na 4a. edição, podem ser vistos caminhando pelas ruas de pedra de Paraty, totalmente descontraídos e encantados com a beleza e atmosfera artística da cidade colonial litorânea. Em 2014, o festival levou 30 mil pessoas a Paraty.

O Bourbon Festival Paraty é uma oportunidade de desfrutar do charme de Paraty e ainda ver shows inesquecíveis.

Top internacionais

Atração internacional abrindo o festival, o guitarrista americano Mike Stern, que já tocou com Miles Davis, se apresenta com uma trinca de excelentes músicos, em formação de quarteto. Stern vem acompanhado do baterista Richie Morales, o saxofonista Bob Francesquini e o baixista Timor Fel.

Mas a principal atração de 2015 é a explosiva cantora Sharon Jones. Prepare-se porque esse furacão vem acompanhado da superbanda The Dap-Kings – a mesma que impulsionou a carreira de Amy Winehouse, ao gravar com ela seu álbum de maior sucesso, Back to Black (2006). Aliás. Amy se inspirou no estilo e na voz potente de Jones e, com seu produtor Mark Ronson, foi até NY contratar a The Dap-Kings.

Ainda na noite de sexta-feira (29/05), o guitarrista do Mississipi Vasti Jackson vai incendiar Paraty com seu blues elétrico. O festival conta também com os internacionais Ella & Louie Tribute Band, grupo de músicos de New Orleans que fazem um tributo à obra de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong e a brassband holandesa The Jig, que volta ao Brasil depois de arrasar no Rio das Ostras Blues & Jazz Festival 2014.

Made in Brazil

Entre os artistas nacionais, os destaques são o baixista Arthur Maia, o saxofonista Leo Gandelman, que faz um duo com Serginho Trombone durante o pôr-do-sol de sábado (30/05) – cuja tarde começa com o guitarrista Torcuato Mariano, que traz na bagagem trabalhos com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan e Cazuza –, o percussionista Naná Vasconcelos, que abre a noite de domingo (31/05), acompanhado pelo violoncelista Lui Coimbra, e a cantora Tulipa Ruiz, que encerra o festival no calor do lançamento de seu novo disco, Dancê.

Completam o line up made in Brazil, Cluster Sisters, banda liderada pelo trio vocal Gabriela Catai, Giovanna Correia e Maitê Motta, o acordeão de Mestrinho – que também fará um workshop gratuito – ao lado do violinista Nicolas Krassik em um duo inédito -, o bluesman Nuno Mindelis e a big band brasileira Mantiqueira, que abre a noite de sábado (30/05).

Entre os buskers estão os blueseiros Vasco Faé e Jefferson Gonçalves & Kléber Dias e a soul girl Bárbara Silva. As ruas do centro recebem também shows da Orleans Street Jazz Band, mesclando jazz tradicional com uma pitada de modernidade e muito bom-humor, além das apresentações after hours dos DJs Crizz e Bebeto, este último nascido em Paraty.

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Paraty e o Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, idealizado e produzido pelo Bourbon Street Music Club, de São Paulo, onde algumas as atrações internacionais também vão se apresentar.

BOURBON FESTIVAL PARATY

Mais informações : 11 5095 6100

www.bourbonfestivalparaty.com.br

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA