Do Sofisticado ao popular – Confira o que aconteceu no maior evento de vinhos da América Latina

Compartilhe

Do Portal Betioli, por Aline Araujo

Entre os dias  2 a 5 de Julho aconteceu  a 6ª edição do “Wine Weekend São Paulo Festival”, no Pavilhão das Culturas do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu milhares de visitantes que puderam degustar vinhos, participar de palestras e descobrir as novidades deste universo.

Captura de Tela 2015-07-06 às 16.30.00

Mais de 95 expositores entre fabricantes nacionais e importados e vinhos de diversas partes do mundo como: África do Sul, França, Alemanha, Portugal e Argentina – rótulos que mais fizeram sucesso, mostraram seus produtos, falaram sobre suas técnicas e ofereceram vários rótulos para degustação. Os nacionais também não ficaram para trás, embora tenham sido menos procurados. As mais de 30 vinícolas da Serra Gaúcha estavam representadas por um espaço exclusivo para vinhos da região, que conta com rotas histórias sobre o vinho nacional.

Segundo Zoraida Lobato, diretora da Market Press Editora e Eventos, organizadora do festival, cerca de 2 mil rótulos de diferentes partes do mundo foram apresentados ao público nesta edição.

Nos dois primeiros dias, os visitantes foram transportados para “Paris” e “Buenos Aires”, onde puderam se deliciar com um jantar de comidas típicas com harmonização enogastronômica selecionada por Eduardo Viotti, editor da Vinho Magazine e um dos palestrantes do evento. No jantar francês foram preparados 3 pratos, elaborados por um chef francês, e servidos 4 tipos de vinhos. Já na vez da Argentina, Gardel e “su tierra” foram homenageados com um show de tango e música argentina, sendo também acompanhados por 3 pratos típicos harmonizados com 4 vinhos argentinos.

Para as crianças que acompanharam os pais, a cadeia produtiva da uva era contada de uma maneira divertida; e exposições artísticas, como o trabalho do norte-americano Scott Gurdersen, especialista em construir retratos em grande formato com rolhas recicladas, puderam ser apreciadas.

A vez das Cervejas e das Cachaças

Outra bebida que faz parte das preferidas dos brasileiro, a cerveja, também ganhou um espaço neste evento dedicado a bebida de Baco. O Garden Bier, área exclusiva dedicada às cervejas artesanais e às cachaças brasileiras, também tiveram destaque durante a Wine Weekend. Além da degustação destas bebidas, o público pode também assistir a palestras sobre como: “Conhecendo as Cervejas Especiais – uma introdução ao universo cervejeiro” ministrada por Camila Araujo (mestre em estilos pelo Instituto da Cerveja e Sommelier de cervejas pela ABS-SP, coordenadora de marketing e sommeliére de cervejas da Cervejaria Karavelle), e “As principais regiões produtoras de Cachaças e sua peculiaridades” com porta-voz da IBRAC.

Além da bebida

A variação no Festival foi tão grande que chegou até aos produtos de beleza – cremes esfoliantes, hidratantes e sabonetes – que usam o vinho ou a semente de uva como matéria-prima e fazem sucesso entre as mulheres.

Veja a nossa galeria de fotos. Imagens Divulgação.

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA