Centro de Referência da Juventude de Manguinhos apresenta um novo olhar sobre o funk
Do Portal Betioli
O Centro de Referência da Juventude de Manguinhos, situado na zona norte do Rio, apresenta o Batidão Cultural até amanhã, dia 3 de outubro, das 9:30 às 18h com entrada franca. O evento visa desmistificar e principalmente desconstruir preconceitos e estereótipos em relação ao estilo musical. Haverá debates, oficinas, exibições de filmes e um grande baile de encerramento. O público também pode conferir uma exposição de fotografias sobre a história do funk e show de abertura.
O funk como afirmação de território, o papel da mulher neste contexto predominantemente masculino, os dilemas e possibilidades deste mercado são algumas das questões que tomam conta da Biblioteca Parque de Manguinhos.
O projeto foi idealizado por estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Eventos da Escola Técnica Estadual Adolph Bloch, contando a história por trás do ritmo além de discutir temas que são destaque na atualidade deste mercado.
História do Funk
Dos subúrbios cariocas para o mundo. Resumidamente esta é a definição do funk carioca nos dias atuais. O ritmo oriundo das favelas do Rio de Janeiro tem raízes americanas e sua história começou nos anos 70. Na trajetória houve diversas adaptações ao ritmo passando por black soul, shaft ou funk como é originalmente conhecido. O ritmo também recebeu a influência do Miami bass e freestyle.
Já nos anos 80 os DJs Marlboro e Corello foram pioneiros nos ritmos funk e bailes charme que possuem versão do R&B Contemporâneo, que influenciaria as gerações posteriores. E assim aconteceu. Já são três gerações que embalam o funk carioca, mas nem tudo foi só alegria, o preconceito assolou durante boa parte deste tempo os integrantes do movimento, fossem Dj’s, Mc’s (como são chamados os cantores de funk) ou simpatizantes do ritmo.
Serviço:
Centro de Referência da Juventude de Manguinhos: Avenida Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica – Norte
Rio de Janeiro
(21) 2334-8915 | 2334-8916 | 2334-8917
Para maiores informações acessem ao site: http://www.cultura.rj.gov.br/apresentacao-espaco/biblioteca-parque-de-manguinhos