Real Gabinete: cursos grátis sobre literatura portuguesa em setembro
Estão abertas as inscrições para duas atividades gratuitas sobre literatura portuguesa no Real Gabinete Português de Leitura, em setembro. No dia 28 de setembro acontece o II Encontro de Pesquisadores de Cultura Oitocentista Luso-brasileira. Especialistas do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras (PPLB) da instituição, em parceria com docentes da UFF, Uerj e UFRRJ, farão palestras e debates com o objetivo de fomentar o diálogo entre pesquisadores de diversas disciplinas cujo foco seja o “longo século XIX”, ajudando a divulgar as pesquisas em andamento e desenvolver uma maior interação entre os estudiosos.
PANORÂMICA DO INTERIOR DO RGPL | FOTO DE HADY KHANDANI
Já nos dias 29 e 30 de setembro acontece o curso “Camilo Castelo Branco no Real”, dedicado ao autor português considerado o criador do gênero literário novela passional e um dos primeiros da história de Portugal a viver exclusivamente do que ganhava como escritor. No acervo do Real Gabinete constam catalogados os manuscritos autógrafos (originais) de “Amor de Perdição” (1862), a novela mais importante escrita por Camilo Castelo Branco.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail gabinete@realgabinete.com.br ou na secretaria do Real Gabinete, à rua Luís de Camões, 30, Centro. Tel.: (21) 2221-3138.
Para mais informações sobre o programa do II Encontro de Pesquisadores de Cultura Oitocentista Luso-brasileira é preciso acessar: http://www.coloquiooitocentista.com.br/RGPL/
Sobre o Real Gabinete Português de Leitura
O Real Gabinete Português de Leitura fica localizado no Centro do Rio de Janeiro e foi fundado em 14 de maio de 1837. A iniciativa da criação de um Gabinete Português de Leitura surgiu de um grupo de imigrantes portugueses, em sua maioria, exilados e comerciantes da praça, que pretendiam dar a oportunidade a seus patrícios residentes na então capital do Império de ampliar os conhecimentos. É uma das bibliotecas mais expoentes do país; abrigando o maior número de obras de autores portugueses fora do território de Portugal. Cerca de 400 mil títulos da Literatura Portuguesa fazem parte do acervo, como por exemplo exemplar princeps (primeira edição de um livro) de “Os Lusíadas”, de 1572, que pertenceu à Companhia de Jesus.
Além do acervo bibliográfico, o Real Gabinete atua como uma espécie de curador das relações culturais e sociais luso-brasileiras, desenvolvendo atividades por meio do Centro Cultural, do Centro de Estudos, do Polo de Pesquisa Sobre as Relações Luso-brasileiras (PPRLB), e pelo Acervo Artístico que preserva, como fachada, obras de arte e a mobília que compõe o espaço.
Desde 1992 é presidido por Antonio Gomes da Costa, economista, português de Póvoa do Varzim, que também é presidente da Associação Portuguesa e Luso-Brasileira.
Real Gabinete Português de Leitura
Rua Luís de Camões, 30 – Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20051-020
Telefone: (+ 55 21) 2221-3138 Tel./Fax: (+ 55 21) 2221-2960
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.