Brasil é Prata por equipes na Ginástica Artística masculina no PAN
Na tarde deste sábado, dia 11, o Brasil conquistou a medalha de prata na competição por equipes da ginástica artística masculina nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Com apresentações sólidas, Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Campos, Francisco Barretto e Lucas Bitencourt somaram 264.050 pontos, mas ficaram atrás do time americano, com 267.750. Durante a competição, um momento de reverência a Zanetti emocionou o ginasta e a torcida brasileira presente no Toronto Coliseum.
Reprodução www.cob.org.br
Os atletas brasileiros estavam passando pelo seu quinto aparelho quando o locutor pediu atenção e anunciou: o campeão olímpico Arthur Zanetti iria se apresentar naquele momento nas argolas. O público, que até então se limitara a aplaudir os ginastas canadenses, o ovacionou. Juízes e atletas que estavam em outros aparelhos pararam para ver. E Zanetti não decepcionou, alcançando 15.800 pontos, mais alta nota conquistada por qualquer atleta em qualquer aparelho na disputa.
“Ter esse reconhecimento não só no Brasil, mas aqui fora também, é muito legal. Isso deixa a gente muito motivado para seguir em frente”, disse Zanetti, visivelmente comovido.
Feliz com o resultado, Lucas Bitencourt, no entanto, lamentou o pouco que faltou para a equipe repetir o ouro conquistado em Guadalajara 2011.
“Se a gente tivesse feito uma fixa mais consistente e, principalmente, um solo melhor, daria para brigar feio pelo ouro. E a gente pode fazer melhor”, analisou o atleta.
A disputa por equipes serviu também como etapa classificatória para as competições por aparelhos, na qual entram os oito melhores em cada, e individual geral, para a qual avançam os 24 atletas mais bem classificados. O Brasil classificou ginastas para todas as finais. No individual geral, que será disputado na segunda-feira, 13 de julho, Caio Campos e Lucas Bitencourt serão os representantes. Nas finais por aparelhos, que acontecem dias 14 e 15 de julho, a equipe terá Arthur Zanetti nas argolas; Arthur Nory no solo; Francisco Barretto e Lucas Bitencourt no cavalo com alças; Caio Campos e Arthur Nory no salto; Caio Campos e Francisco Barretto nas barras paralelas; e Arthur Nory e Lucas Bitencourt na barra fixa.