XV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros neste ano celebra 15 anos dedicados às culturas tradicionais e já tem data marcada para acontecer. De 17 a 24 de julho será realizada a IX Aldeia Multiétnica e de 24 de julho a 02 de agosto a pequena Vila de São Jorge, localizada a 250Km de Brasília, receberá oficinas, apresentações dos grupos de cultura tradicional, rodas de prosa, apresentações teatrais e shows.
Mesmo sem patrocinador – nos anos anteriores o evento recebeu recursos -, o Encontro de Culturas se reinventa em 2015 e busca novas alternativas para tentar se manter de forma sustentável. Campanhas de financiamento coletivo, venda de pacotes com hospedagem e alimentação na Aldeia, além de campanhas em todas as mídias do evento esclarecendo sobre diferentes formas de patrocínio foram divulgados na busca por novas formas de captação de recursos.
IX Aldeia Multiétnica
A Aldeia Multiétnica está localizada em uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, uma categoria de Unidade de Conservação particular criada em área privada. Na reserva, até o momento, existem quatro casas permanentes: uma casa Xinguana, uma Krahô, uma Kayapó e uma do povo Kalunga, remanescentes de quilombos que vivem na região da Chapada dos Veadeiros. Todas as moradias foram construídas por eles em edições passadas do evento. Esse ano, a Aldeia Multiétnica será aberta a visitação do público mediante uma taxa de entrada, que foi pensada e estabelecida respeitando os preços da região. A iniciativa busca arcar com as despesas de transporte, alimentação e cachês dos indígenas convidados, que ansiosamente esperam todos os anos pelo momento de se encontrar e se reconhecer nos diferentes costumes, tradições e modos de vida. Além disso, a Aldeia Multiétnica abre espaço para venda de artesanatos e pintura corporal, que são fonte de renda para as famílias indígenas participantes.
15 anos de Encontro de Culturas
A programação na Vila de São Jorge tem sido planejada com o apoio da comunidade artística. Por meio de edital, cerca de 250 grupos manifestaram interesse em se apresentar na edição de 15 anos do Encontro de Culturas, sem o recebimento de cachê. Os grupos também se dispuseram a viabilizar por conta própria ou por meio de apoio os recursos destinados as despesas relacionadas a transporte.
Além disso, integram a programação grupos de cultura tradicional da Chapada dos Veadeiros: como a Folia de Crixás, o Congo de Niquelândia, a Comunidade do Sítio Histórico Kalunga, a Caçada da Rainha e os Catireiros de São João D’Aliança. A tradicional opereta montada todos os anos pela arte-educadora Doroty Marques com as crianças da Vila de São Jorge também está confirmada na programação.
Como no ano anterior, o Encontro de Culturas realiza mais uma edição do Encontro Quilombola com três dias de debates entre representantes de comunidades quilombola do Estado de Goiás. A Feira de Oportunidades Sustentáveis abre espaço para exposição e venda de produtos da região da Chapada dos Veadeiros e, pelo segundo ano consecutivo, será patrocinada pelo Sebrae, que também patrocina as oficinas oferecidas durante o evento.
Reconhecido nacionalmente, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, terá como temática central em 2015 a “Sociobiodiversidade”, tema fundamental para a manutenção de culturas tradicionais que usam da cultura do manejo, da agricultura familiar e da inclusão produtiva para subsistência. A temática, que vem de encontro à nova realidade do evento, pautada pela sustentabilidade, será o eixo norteador das rodas de prosa e debates.
“Queremos que as pessoas conheçam um pouco mais sobre esse Brasil escondido, um Brasil profundo. Que as mídias enquadrem um Brasil rural, escondido. Que essas pessoas sejam incluídas no desenvolvimento do país, das políticas públicas e no pensamento da formação da nação. Essa é uma época difícil, em que povos tradicionais vêm perdendo seus direitos, como os povos indígenas e quilombolas. Precisamos nos aprofundar mais nessa discussão e essa é a proposta desta edição comemorativa de 15 anos do Encontro de Culturas Tradicionais”, explica Juliano.
Serviço
XV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
Quando: 17 de julho a 02 de agosto de 2015
Onde: Vila de São Jorge, Alto Paraíso, Goiás
Site: http://www.encontrodeculturas.com.br
Facebook.com/encontrodeculturas
Informações: 62 3455 1077 / 61 8458 7670 / 61 8585 7670