Música de Concerto percorre cidades do Centro-Oeste a partir do dia 12

Compartilhe

As cidades de Pirenópolis, Cidade de Goiás, Goiânia e Brasília vão receber a turnê “Música de Concerto no Coração do Brasil”, com o premiado pianista goiano, Luiz Blumenschein, entre os dias 12 a 25 de agosto. Durante a turnê, Blumenschein lançará o CD Inspiração Brasileira. O primeiro show será realizado na cidade de Pirenópolis, dia 12, no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, às 20h00, com entrada gratuita.

O CD Inspiração Brasileira faz parte do Projeto Panorama da Música Brasileira para Piano. Nele, Luiz Blumenschein consolida um objetivo de vida que une a inspiração e entusiasmo dos primeiros anos de estudo no Brasil com a maturidade e sensibilidade da carreira internacional vivida sobretudo na Alemanha. Ao ouvir as composições de Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro e César Guerra- Peixe, na interpretação sensível de Luiz Blumenschein, conectamos a inspiração dos compositores à garra e determinação dos artistas que divulgaram e divulgam a música e a arte.

Crédito: Vanessa Miyasaka

Crédito: Vanessa Miyasaka

Música de Concerto no Coração do Brasil

A Chaconne de Bach
Brahms era um dedicado colecionador de manuscritos. Em 1890 foi-lhe oferecido um manuscrito da Partita em Ré Menor de Johann Sebastian Bach, datado de 1720, o que indicaria que esta peça teria sido composta na cidade de Köthen, onde Bach era o maestro da orquestra. O último movimento desta obra é a conhecida Chaconne.

À época, Brahms duvidou da autenticidade do documento que trazia caligrafia de beleza e valor sem igual. Esta partitura encontra-se atualmente na Biblioteca Nacional de Berlim.

Composta originalmente para violino solo, Brahms trabalhou a peça como um estudo e a transpôs para a mão esquerda ao piano. Com a descoberta de Brahms e o apoio do violinista Joseph Joachim, muito amigo de Brahms, a Partita em Ré Menor tornou-se conhecida e firmou-se como uma das grandes obras de Bach.

Carnaval de Viena
Schumann encontrava-se em Viena em 1839 quando compôs quatro movimentos do Carnaval de Viena. Já o quinto movimento foi concluído quando viajava de volta à cidade natal, Leipzig. Os cinco movimentos do Carnaval de Viena têm o caráter de sonata, porém foi o próprio compositor quem deu o subtítulo Fantasiebilder à obra.

A fantasia de Schumann instiga a imaginação e remete à alegria festiva do Carnaval de Viena, além de brincar com diversos temas, como por exemplo, no primeiro movimento, quando Schumann cita a Marselhesa. A primeira audição da peça aconteceu apenas após o falecimento do compositor. Foi a esposa Clara Schumann quem trouxe a obra à vida na própria cidade de Viena.

Ciclo Brasileiro
De temperamento exuberante e intenso, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) expandiu e consolidou o nacionalismo na música de concerto do Brasil, inspirando-se na musicalidade expressa pelo povo. A brasilidade de Villa-Lobos aparece na obra Ciclo Brasileiro de forma completa: a rítmica, a sensibilidade, o humor e a vivacidade surgem a cada nota.

Composto entre 1936-1937, o Ciclo Brasileiro espelha essa brasilidade na doçura e simplicidade do plantio do caboclo, no erotismo e sensualidade das impressões seresteiras e na rítmica e intensidade da festa no sertão. Já a dança do índio branco foi considerada por Villa-Lobos como o seu autorretrato, segundo citação do pianista Arnaldo Estrela durante Festival de Música em Goiânia.

Sobre Luiz Bluemenschein

Natural de Goiânia ele estudou no Conservatório de Música com a Professora Heddy Wascheck e formou-se pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na classe da pianista Belkiss Carneiro de Mendonça no ano de 1981, tendo sido premiado em vários concursos de piano no Brasil.

Já na Alemanha, cursou Mestrado em Piano Solo na classe das pianistas Rosa Sabater e Elza Kolodin, na Escola Superior de Música Freiburg i. Bresgau e Mestrado em Piano e Música de Câmara, na classe da pianista e reitora Fany Solter, na Escola Superior de Música de Karlsruhe. O talento para a improvisação e os estudos também possibilitaram a Luiz Blumenschein contato estreito com a dança: desde 1991 é pianista acompanhador da Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Mannheim (Alemanha). No Brasil, é correpetidor e pianista solista do Seminário Internacional de Dança de Brasília desde 1993. Suas criações estão registradas em três CDs já esgotados. Luiz Blumenschein recebeu do Estado de Goiás a comenda da Ordem do Anhanguera.

Serviço

Primeira Cidade – Pirenópolis
Show: MÚSICA DE CONCERTO NO CORAÇÃO DO BRASIL, com Luiz Blumenschein
Datas: 12/08 – 20 horas
Local: Teatro Sebastião Pompeu de Pina
ENTRADA FRANCA
Endereço: R. Comendador Joaquim Alves – Centro, Pirenópolis – GO

Segunda Cidade – Cidade de Goiás
Data: 13/ 08 – 20h
Local: Palácio Conde dos Arcos
ENTRADA FRANCA
Endereço: Praça do Coreto, Cidade de Goiás

Terceira Cidade – Goiânia
Data: 21/ 08 – 11h
Local: Teatro Goiânia
ENTRADA FRANCA
Endereço: Av. Tocantins, centro – Goiânia
Informações: (62) 9.9147-0563 | (62) 9.9388-9912

Compartilhe