“Mestre da luz”, Walter Carvalho, participa de debate no FICA 2015
Do Portal Betioli, por Lucas Cassio direto do FICA 2015
Como parte da programação do 17º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), o encontro com o fotógrafo e diretor de cinema Walter Carvalho foi marcado pelo debate que envolveu os diferentes pontos de vista sob a produção audiovisual. O debate aconteceu no Colégio Sant’Ana na Praça do Chafariz, na cidade de Goiás Velho.
Walter Carvalho | Crédito: Flávio Isac
A diretora do Festival de Cinema do Rio de Janeiro, Ilda Santiago, participou do debate para reiterar os múltiplos olhares da produção audiovisual. Ao iniciar sua participação no encontro ela descreve o diretor, Walter Carvalho como “mestre da luz” ainda ressalta que “ele é alguém conectado com a imagem e com o coração do cinema brasileiro a muitos e muitos anos”.
Considerado um dos principais diretores de fotografia do cinema brasileiro, Walter Carvalho já trabalhou com os mais importantes diretores do País, a exemplo de Glauber Rocha, Walter Salles e Cláudio Assis. Chegou à direção de cinema pelas vias do documentário, até que começou a dirigir seus próprios projetos a partir do início dos anos 2000.
O encontro foi marcado pela descontração e interação do diretor com o público que participava do debate. Em uma dinâmica, Walter pede que as luzes da sala fossem apagadas: a intenção era mostram a diferença e a importância da luz para compor uma imagem. “A construção de uma imagem com a luz se dá em tantos patamares, se dá em tantos níveis, que é difícil escolher ou decidir o caminho que se vai trabalhar em uma produção”, ressalta Walter Carvalho, que completa dizendo que “iluminar antes de tudo é proteger”.
Para aqueles que pretendem seguir uma carreira de fotógrafo ou de diretor de cinema, Walter Carvalho deixa uma dica: “Eu não acredito em um fotógrafo que, por exemplo, nunca leu Machado de Assis. A primeira aula para se aprender fotografia é ler os autores brasileiros”.
Arnaldo Jabor no FICA 2015
O Fica 2015 recebe, no domingo (16), a palestra do jornalista e cineasta Arnaldo Jabor. Em sua segunda participação no Festival, entre outros assuntos, Jabor vai falar sobre o seu último longa metragem, A suprema felicidade, dirigido por ele.
O filme foi indicado ao Grande Prêmio Cinema Brasil em três categorias: melhor fotografia, melhor trilha sonora e melhor atriz coadjuvante com Elke Maravilha. Foi indicado ainda em quatro categorias no Prêmio Contigo de Cinema e foi o vencedor da categoria melhor direção de arte no Prêmio Cinematografia ABC.
Evento: Fórum de Cinema / Encontro com o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor.
Local: Auditório Colégio Sant’Ana, Praça do Chafariz
Horário: 11 horas