2º Festival Carioca de Arte Pública chega à região histórica da Leopoldina
Um grande cortejo pelas ruas do subúrbio do Rio de Janeiro marcará a chegada do 2º Festival Carioca de Arte Pública ao bairro da Penha no próximo sábado. Saindo de Marechal Hermes, onde marcou presença desde meados de junho, a caravana dos “artistas públicos” vai desembarcar na Praça Santa Emiliana, no IAPI, onde os grupos que compõem a trupe vão se encontrar com artistas locais e, após montar uma grande tenda, iniciarão as atividades para dar sequência às comemorações pelos 450 anos de aniversário da cidade.
Com início em abril, na Praça Seca, em Jacarepaguá, de lá o festival foi para a Praça XV de Novembro em Marechal Hermes, chegando agora à Praça Santa Emiliana, no IAPI da Penha. Serão dois meses de apresentações e aulas espetáculos ao ar livre no espaço aberto da praça com cadastramento de todos os artistas nos dias de atividades.
No final de outubro, o projeto deste ano se encerra para voltar a fazer da Cidade Maravilhosa um imenso palco em movimento em 2016, no 3º Festival Carioca, revelando cada vez mais “artistas públicos” e gastando muita sola de sapato.
Com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a iniciativa, em conjunto, do Instituto Tá Na Rua, Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades e Grupo Boa Praça, é coordenada por um dos maiores expoentes e fomentadores da arte e cultura nacional, o ator, diretor e teatrólogo, Amir Haddad. “A Arte Pública é uma proposta, uma linguagem para a cidade, levando cores e possibilidades, tirando as flechas do peito do Padroeiro São Sebastião”.
– O conceito de “Arte Pública” ainda é muito novo e, ao mesmo tempo, muito antigo. Uma arte que se faz e que se produz para todos, sem distinção de classe ou nenhuma outra forma de discriminação, podendo ocupar todo e qualquer espaço, e com plena função social de organizar o mundo, ainda que por instantes, fazendo renascer na população a esperança. Um direito de todo e qualquer cidadão – ressalta.
“Quando a Linguagem se fortalece, a Violência desaparece”
(William Shakespeare)
Fórum de Arte Pública
Programação Dia 22 de agosto:
08h: Concentração para saída de Marechal Hermes;
9:30h: Cortejo da Praça XV de Novembro em direção à Praça Montese;
11h:- Chegada à Praça Marechal Mauricio Cardoso, Penha;
Confraternização com os artistas na Praça Marechal Mauricio Cardoso;
12h: Cortejo em Direção à Praça Santa Emiliana, IAPI;
13h: Chegada do Cortejo à Praça Emiliana,
13h30h: Grupo Infantocata (Bonecões e Grupo Anauê de Carimbó)
14h:30h – Apresentação de Dança cigana da Turma do Greip
-Espetáculo Colombina (Grupo Será o Benedito)
-Passeio de Palhaços (Grupo Será o Benedito)
14h50h: Dança de Salão com Ney Costa
15h10h : Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades espetáculo “Gigantes pela Própria Natureza”
16h40: Palhaço Seboso
17h: Grupo Tá Na Rua Espetáculo “Geografia Popular do Tá Na Rua”
Dia 24/8 – Praça Santa Emiliana (IAPI)
19h: Fórum Carioca de Arte Pública – Encontro de discussão e reflexão sobre o Espaço, o Artista e a Arte Pública.