Roberta Malta Saldanha lança o livro “Histórias, lendas e curiosidades da confeitaria e suas receitas”
Roberta Malta Saldanha lança no dia 8 de dezembro, terça-feira, no Empório Santa Maria, em São Paulo, “Histórias, lendas e curiosidades da confeitaria e suas receitas”, pela editora Senac. A obra faz um passeio no tempo atrás da origem e das particularidades de diversos doces ícones da confeitaria do Brasil e do mundo, revelando a história que existe por trás de cada receita.
Autora de outros sete livros, entre eles o “Dicionário de termos gastronômicos em seis idiomas” e “Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia”, vencedor do Prêmio Jabuti em 2012, Saldanha descobriu sua paixão – e curiosidade – pela culinária e pelos vinhos ao ser convidada para participar da criação do primeiro grande evento gastronômico do país, o Boa Mesa, nos anos 1990.
Em seu novo livro, ela reúne histórias e curiosidades de 100 receitas, muitas de domínio público, que vêm sendo feitas e aprimoradas ao longo dos séculos. Na seleção, estão doces populares na culinária brasileira, como o doce de leite, a pamonha e o pé de moleque, e também receitas típicas de outros países, como o português pastel de Belém, o italiano tiramisù e a francesa éclair.
Memórias e tradições de família também estão presentes na obra. É da mãe da escritora, Helena Guimarães Malta Saldanha, as receitas de baba de moça, bolo de rolo e quindim. Da avó Nuncia (Maria Anuncada Guimarães Malta), o bolo de São João, e da vovó Alice (Martins Saldanha), o doce de marmelo.
O livro tem a ainda a participação de grandes chefs de cozinha e confeiteiros, que – mais do que dar receitas – reinterpretam doces clássicos O chef Emmanuel Bassoleil (Skye) assina o mil-folhas de chocolate com calda de laranja e limão, Edinho Engel (Manacá e Amado), a musse de coco com baba de moça, e Rodrigo Oliveira (Mocotó e Esquina Mocotó), o sorvete de rapadura e o bolo de chocolate com geleia de cupuaçu e castanha do Pará.
O chef confeiteiro Flavio Federico apresenta versões inusitadas de macarons: de caipirinha e de cupuaçu com rapadura. Já o painificador Rogério Shimura, além de um tradicional panetone de frutas, ensina também a rabanada de minipanetone.
A AUTORA
Roberta Malta Saldanha é paulista e bacharel em Comunicação Social. Iniciou a carreira na Editora Abril, onde atuou nas revistas Exame Vip (em São Paulo) e Veja Rio e Veja (no Rio de Janeiro). Idealizou a revista Pense Leve, dos Vigilantes do Peso no Brasil, e colaborou em sua consolidação com a Segmento Editora. Em 1994, abriu a RJF Marketing e Promoções e foi convidada a planejar e executar o evento gastronômico Boa Mesa.
Escreveu os livros: Dicionário tradutor de gastronomia em seis línguas (Bellini, 2007); Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia (Senac, 2011) – premiado com o Jabuti em 2012; Minidicionário de enologia em 6 idiomas (Senac, 2012); Vinho: Histórias, particularidades e seus destilados (Boccati, 2013); Sabores da Copa (Arte Ensaio, 2014); História do vinho na Serra Gaúcha (Arte Ensaio, 2014); Dicionário de termos gastronômicos em seis idiomas (Senac, 2015).
Lançamento
HISTÓRIAS, LENDAS E CURIOSIDADES DA CONFEITARIA E SUAS RECEITAS – ROBERTA MALTA SALDANHA
Data: 08 de dezembro (terça-feira) | Horário: 19h às 22h
Local: Empório Santa Maria – Endereço: Av. Cidade Jardim, 790 – Itaim Bibi
Dados do livro
ISBN: 978-85-7756-331-9
Páginas: 336 | Formato: 13cm x 18cm
Preço sugerido: 68,00