Baile de Carnaval do Belmond Copacabana Palace homenageou as Geishas
O Portal Betioli esteve presente na 24ª edição do Baile de Carnaval do Hotel Belmond Copacabana Palace, que homenageou as Geishas e teve Sabrina Sato como rainha do baile, na noite deste sábado (25), em suas dependências, no Rio de Janeiro. E é claro, a gastronomia japonesa não poderia ficar de fora. Além da decoração temática, os pratos também foram especialmente preparados pelo chef-executivo do Copa, David Mansaud para receber os convidados.
No farto buffet foram 400kg de camarão, 14 mil peças de sushi/sashimi e 5 mil unidades de um chocolate feito com limão yuzu (ícone-curinga da culinária japonesa) e molho shoyu. O próprio chef David, após voltar de viagem pela França em janeiro deste ano, se encantou por Design e resolveu, ele próprio, se arriscar em algumas criações, como suportes feitos de madeira e pedra ardósia preta para apoio de doces e comidinhas.
De acordo com a diretora-geral do hotel, Andréa Natal, o Carnaval é uma das festas mais bonitas do mundo, e o objetivo do baile do Copa é exaltar ainda mais essa energia que toma conta da cidade e de todo o país durante esta época do ano. “Já homenageamos a China, a África, a Espanha, a Grécia e este ano mostramos as tradições, encantamentos e belezas das Geishas. A influência japonesa está muito presente aqui através da cultura, culinária e alegria dos povos. Nosso intuito foi presentear turistas e cariocas com uma grande celebração que também dá o pontapé inicial para o Carnaval na cidade”, ressaltou.
A história foi contada pelos salões do Copa – Golden Room, Frontais e Nobre – tiveram decoração elaborada pelo incrível carnavalesco, cenógrafo e figurinista Mario Borriello. Formando em Belas Artes e Desenho Industrial, Mario já contribuiu para diversas escolas de samba como Salgueiro, União da Ilha e Império Serrano. Como carnavalesco, foi campeão do carnaval de 1993 pelo Salgueiro e ganhou o prêmio “Estandarte de Ouro” na categoria “Melhor Enredo” com o samba “Peguei um Ita no Norte”, mais conhecido como “Explode Coração”.
Depois de meses de pesquisa, Mario conheceu muitas das tradições milenares, elegância e gentileza do povo japonês. “O Belmond Copacabana Palace escolheu esse tema já que o Brasil conta com a maior colônia japonesa do mundo, e é durante o Carnaval que os povos se misturam celebrando a alegria e fazendo uma linda festa”.
Confira as fotos:
História sobre o Baile
Realizado tradicionalmente aos sábados de carnaval, o baile do Copa conta com presenças marcantes desde seu início. O hotel, inaugurado em agosto de 1923, abriu suas portas para o primeiro baile de carnaval em fevereiro de 1924. Jayne Mansfield, em 1959, causou sensação quando a alça de seu vestido se soltou. Brigitte Bardot foi uma das atrações em 1964. Este baile comemorava o quarto centenário do Rio, com decoração de Júlio Senna em sete salões – representando as ruas do Rio Antigo. Cento e oitenta músicos se revezaram sem interrupção nesta ocasião. No júri, além de BB, Porfírio Rubirosa e Elza Martinelli. Em 67, o júri foi presidido por Gina Lollobrigida. Mas o baile do Copa teve outras presenças memoráveis, entre as quais: Orson Welles, Ginger Rogers, Mary Pickford, Joan Fontaine, Rhonda Fleming, Walter Pidgeon, Lana Turner, Ann Miller, Zsa Zsa Gabor, Kim Novak, Romy Schneider, Kirk Douglas e Rita Hayworth, que chegou a desfilar pelo salão fantasiada de baiana. Em 1973, o baile do Copa deixou de ser realizado pelo hotel. Sua reedição oficial aconteceu 20 anos depois, quando a nova direção percebeu a necessidade de recriar um luxuoso baile. Este teria que ser à altura das melhores tradições do carnaval do Rio e honrando a nobre história do próprio hotel.