Brasil é bronze no Florete em Toronto 2015
Nascido em Fortaleza, no Ceará, mas adotado por um casal francês quando tinha dois anos, Ghislain Perrier, 28 anos, retomou contato com suas raízes brasileiras há dois anos e meio, quando passou a representar a esgrima do país. Foi ouro nos Jogos Sul-americanos Santiago 2014 e terceiro colocado na etapa de Seul da Copa do Mundo do ano passado. Na noite desta quarta-feira, 22 de julho, Ghislain conquistou uma medalha de bronze no florete nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, e declarou, com um enorme sorriso: “Em momentos como esse eu me sinto muito brasileiro”.
Reprodução www.cob.org.br
Ghislain ficou em segundo lugar na classificatória de seu grupo. Nas oitavas de final, venceu o argentino Felipe Saucedo por 15 a 8 e, nas quartas, o canadense Maximilien Van Haaster por 15 a 13, antes de disputar a semifinal com o americano Gerek Meinhardt. Chegou a estar na frente por 9 a 4. Mas acabou derrotado por 15 a 12, garantindo a medalha de bronze.
“Eu estava jogando muito bem, mas no segundo round me senti muito cansado e acabei perdendo. Não estava tão bem fisicamente. Mas terminei essa temporada com uma medalha e estou muito feliz com isso”, disse o atleta, que no dia 25 volta a empunhar o florete em Toronto. “Vou disputar a medalha de florete por equipes”, lembra Ghislain, arriscando algumas palavras em português: “Obrigado! De nada! Falo só um pouco de português”.