Centro Cultural dos Correios recebe o Rio de Debret
No mês de outubro a agenda do Rio de Janeiro estará “bombando” de atrações culturais. Aos amantes de exposições, o Centro Cultural dos Correios, no Centro do Rio, expõe a mostra “O Rio de Debret”. A mostra reúne 120 obras originais do artista sobre a cidade e estará em cartaz até dia 25 de outubro. A visitação é de terça a domingo, durante a semana das 10 às 19h e no fim de semana, das 12 às 18h, com entrada franca.
O Rio de Debret retrata o olhar detalhista do artista francês que viveu no Brasil entre os anos de 1816 e 1831. Seu trabalho é tão minucioso, que admirá-lo requer atenção ou mesmo uma lente de aumento para maior exatidão dos detalhes da obra. A exposição também homenageia a cidade do Rio de Janeiro por seus 450 anos.
A obra retrata como os escravos movimentavam o mercado de consumo, além de hábitos e costumes da época. Não haviam mulheres brancas nas ruas, estas aparecem resguardadas do sol e calor, eram vistas também sendo transportadas através de cadeirinhas para missas, procissões ou festas religiosas.
Também foi retratada a arquitetura da cidade em plena transformação, como Largo da Carioca e Aqueduto dos Arcos da Lapa. Em 1830 bicas já podiam ser vistas nestes lugares retratando também um antigo problema, a falta de água.
Debret mudou-se para o Brasil para fundar a Escola Nacional de Belas Artes. Mas devido a burocracia, demorou-se mais de 10 anos para sua concretização. Debret impressionou-se com a escravidão do Rio e durante este tempo fez registros do cotidiano e tornou-se o maior cronista da cidade no inicio do século XIX.
Serviço:
Exposição: O Rio de Debret
Onde: Centro Cultural dos Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 Centro
21 2253-1580