CAETANO VELOSO ABRE O FESTIVAL BANANADA 2015
O cantor Caetano Veloso abre a programação do Festival Bananada 2015 com um show especial no Centro Cultural Oscar Niemeyer, no dia 11 de maio, em Goiânia. O músico apresenta a sua atual turnê Abraçaço, do disco homônimo premiado em 2013 com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Compositor. Na mesma premiação, a música “Um Abraçaço” foi indicada a melhor gravação, canção do ano e melhor música brasileira. Já em 2014, uma versão ao vivo da canção “A Bossa Nova é Foda” foi indicada para o Grammy Latino de Canção do Ano e Melhor Canção Brasileira.
Para abrir o show do Caetano, a banda Do Amor e a cantora Bruna Mendez promovem apresentações também no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Lambada, carimbó, pop-rock, riffs distorcidos, música brega e melodias do cancioneiro clássico popular num primeiro olhar parecem coisas extremamente díspares entre si. Mas a alquimia sonora da banda Do Amor se encarrega de unir todos esses gêneros. A banda formada no Rio de Janeiro/RJ tem influências que vão do rock dos anos 70 e 80, à várias vertentes da música brasileira.
Já a goiana Bruna Mendez, que é influenciada por Bob Marley, Peter Tosh e Bossa Nova, com os cantores João Gilberto e Vinícius de Moraes, cria e compõe as próprias canções baseadas no que vê e sente. Na edição 2014 do Bananada, Bruna lançou o seu primeiro EP, Pra Ela, com seis canções que reiteram o emudecimento musical ao longo dos anos. Brasilidade é o termo mais apropriado para definir o som da goiana, que já se apresentou nos festivais de música mais importantes do Centro-Oeste, a exemplo do Canto da Primavera, Bananada, Vaca Amarela e Canto de Ouro.