Dioniso Clube de Vinhos promove viagem enogastronômica à Espanha

Compartilhe

Já pensou em visitar a Terra de Salvador Dali, Gaudi, Picasso, Miró e os vinhos da Rioja. Este é o convite do primeiro clube eletrônico de vinhos do Brasil – o Dioniso Clube de Vinhos – aos associados, amantes da bebida e dos prazeres da gastronomia, para o próximo mês. De 2 a 11 de novembro deste ano, enófilos experientes, intermediários ou iniciantes poderão degustar vinhos locais das melhores procedências, além de conhecer patrimônios históricos e culturais espanhóis.

11009993_949996438390601_5776496175003023294_o

Imagem Reprodução Facebook DIONISO CLUBE DE VINHOS

No roteiro dos participantes estão Segóvia, Valladolid, Peñafiel, La Rioja, Logroño, Burgos, Aranda de Duero e Briones. O tour engloba visitas monitoradas, com guias locais (em português) e acompanhamento diário. Serão feitas 11 visitas a vinícolas com degustações, almoços e jantares em restaurantes reconhecidos pela culinária típica e símbolos gastronômicos.

Segundo o proprietário do Dioniso Clube de Vinhos, Marco Antônio Fernandes, trata-se de uma oportunidade ímpar de integrar os participantes à cultura espanhola e suas tradições. “Estamos muito felizes de realizar esse encontro que, com certeza, trará momentos inesquecíveis sobre um país que se tornou uma parada obrigatória aos amantes da arte do vinho, pela variedade e qualidade de suas produções”.

Entre os pontos turísticos que deverão tornar a viagem ainda mais fascinante estão visitas a vilas tradicionais, monumentos, passagem pela vinícola Abadia Retuerta, na mítica “Milha de Ouro”, jantar em restaurante clássico de Valladolid, parada em Mosteiro de Santo Domingo de Silos (marco cultural espanhol) e ao Museu de Vinho Dinastia Vivanco, considerado pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo como o melhor Museu da Cultura do Vinho no mundo.

O pacote de viagem inclui passagens, hotéis e passeios descritos no programa, que pode ser acessado pelo site www.dionisoclubedevinhos.com.br , na área de benefícios, seção de viagens.

Espanha e o vinho
A relação da Espanha com o vinho transcende a época em que os romanos dominaram a Península Ibérica. Há registros de que as videiras são cultivadas desde, aproximadamente, os anos quatro ou três mil Antes de Cristo.

A cultura do vinho sobreviveu aos bárbaros e, também, à passagem dos árabes, em razão de uma pequena produção para atender aos cristãos. Quando a filoxera – uma praga que ataca as raízes e folhas de um vinhedo – atingiu os vinhedos da França, em meados do século XIX, alguns produtores migraram para a Espanha, levando consigo suas técnicas de vinificação.

A indústria vitivinícola espanhola passou por profundas mudanças e modernização, que não se limitou apenas ao campo, mas também incluiu toda a regulamentação do setor e hoje é berço de alguns dos melhores e mais prestigiados vinhos do mundo. Tem, atualmente, a maior área de vinhedos do mundo e é o terceiro maior produtor de vinhos, ocupando a maior parte da Península Ibérica.

Uvas Típicas
A maior parte de vinhedos plantados é de cepas brancas, dentre as principais estão Verdejo, Albariño, Xarel-lo e Viura. Também há uma forte influência de uvas tintas genuinamente espanholas, como Tempranillo, Garnacha, Monastrell, Cariñena, Graciano, Mencía e Mazuelo. Produz muitos rótulos a partir das internacionais Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc e Chardonnay.

Serviço: 
Tour Enogastronômico para Espanha
Data: 2 a 11 de novembro de 2015
Programa: http://dionisoclubedevinhos.com.br/viagem-espanha-2015/

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'mysql.so' (tried: /usr/lib64/php80/modules/mysql.so (/usr/lib64/php80/modules/mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib64/php80/modules/mysql.so.so (/usr/lib64/php80/modules/mysql.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory)) in Unknown on line 0

Warning: Module "PDO" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "pdo_mysql" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "pdo_sqlite" is already loaded in Unknown on line 0