Vinho da Semana – Dettori Renosu Bianco Romangia
O Dettori Renosu Bianco Romangia é uma bebida de coloração dourada intensa, com nuances alaranjadas. Olfato que remete a pêssegos, seguido de ervas mediterrâneas. Harmoniza com massa fresca com vieira e açafrão, perdiz cozida com lentilhas ou fettucine.
Também conhecidos como Orange Wines, os vinhos laranja não são produzidos a partir de laranjas como o nome sugere. A bebida que vem conquistando o mercado é feita baseada em um estilo ancestral de produção, que surgiu há cerca de oito mil anos. Guilherme Corrêa, um dos mais premiados e experientes sommeliers do Brasil, da importadora Decanter, destaca que a coloração alaranjada decorre do processo de amassar as uvas brancas com o mosto, tal como se produzem os vinhos tintos a partir de uvas tintas.
“No nariz, estes vinhos possuem uma complexidade ímpar, revelando desde notas florais, de cítricos confitados, de drupas e frutas secas, até notas saborosas de cogumelos, de “sottobosco”, vegetação rasteira que cresce à sombra das árvores, além de fortes acentos minerais. Na boca a sua estrutura é firme, fenólica, tal como um tinto, mas com o frescor e a mineralidade de um grande branco”, explica Corrêa.
Saiba mais sobre o Dettori Renosu Bianco Romangia
Produtor: Dettori
Classificação: Branco
Uva: Moscato Bianco, Muscat Blanc à Petit Grain, Moscato di Canelli, Sárga, Vermentino
País: Itália
Região: Sardegna – Sennori, Badde Nigolosu – Seleção de vinhedos
Safra: NV
Graduação Alcoólica: 13,5° GL
Características Organolépticas: Coloração dourada intensa, com nuanças alaranjadas. Maduro e dinâmico olfato de pêssegos, seguido de ervas mediterrâneas e generosa mineralidade advinda da Vermentino. Conjunto de prazeroso e distinto equilíbrio, com poderoso e persistente final.
Climáticas: Clima mediterrâneo, com importantes excursões térmicas proporcionadas pelas suaves colinas com 300 metros de altitude.