Foi dada a largada para a expansão do Parque Madureira, no Rio
Do Portal Betioli, por Aline Oliveira
Madureira, reduto do samba e da black music, abriga o famoso Mercadão de Madureira, tradicional mercado popular da região. Hoje o bairro mais tradicional da zona norte voltou a sorrir. O Parque Madureira se tornou o terceiro maior parque da cidade do Rio de Janeiro, com dezenas de atrações e funcionando de terça à domingo das 5h às 22h.
Reprodução Rio Guia Oficial
Inaugurado há três anos pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o Parque possui mais de 90 mil metros quadrados e dezenas atividades. Sua pista de skate é uma das principais atrações, atraindo muitos adeptos da modalidade e aquecendo o comércio com artigos de skates e acessórios. Dos seus 1,4km de extensão, passará para 4,5km. As obras de ampliação estão em plena atividade e em breve levará qualidade de vida e lazer para mais oito bairros. Turiaçu, Oswaldo Cruz, Rocha Miranda, Bento Ribeiro, Honório Gurgel, Marechal Hermes, Coelho Neto e Guadalupe serão os bairros beneficiados.
Orçado em R$ 277,5 milhões, a extensão do parque também contará com circuito de águas, cachoeiras artificiais e pista de skate para iniciantes.
Entre as atividades esportivas compostas na área, tem pista de corrida, pista de ciclismo, academias ao ar livre com aulas de shiatsu, mesa de pingue-pongue e aluguéis de bicicletas e quadriciclos para passeio no parque. Para dia de grandes eventos há um palco com uma grande arquibancada, além do gramado para quem não quiser ficar na multidão. Eventos como o réveillon são apresentados neste palco.
O parque não restringe-se apenas aos esportistas. Para quem se interessa por atividades culturais, a nave do conhecimento é um polo de inclusão digital que possui acesso à internet, ferramentas de ensino e atividades artísticas, culturais e sociais para moradores locais.
Quanto aos entretenimentos, de quarta-feira em diante os quiosques locais promovem rodas de samba, bailes charme e hip hop, e flashbacks atraindo centenas de frequentadores de quarta-feira à domingo a partir das 17h. Todas as tribos ganharam seu espaço, seja nos quiosques ou no extenso gramado fazendo piqueniques em famílias, luau ou mesmo roda de conversas.