Orquestra Filarmônica de Goiás recebe Fábio Zanon

Compartilhe

A Orquestra Filarmônica de Goiás recebe no dia 18 de junho um dos nomes mais importantes do cenário internacional de violão clássico: o brasileiro Fábio Zanon, que vem a Goiânia para executar, juntamente com a Filarmônica, o Concerto para Violão e Orquestra de autoria do compositor inglês Sir Lennox Berkley. No concerto, ainda serão apresentadas a Abertura que Beethoven compôs para a peça teatral Egmont, de Goethe e também a Sinfonia nº 2 de Kurt Weill.

IMG_0074[7]

A apresentação, que tem a regência de Neil Thomson, acontece em um dos palcos mais tradicionais da capital, o Teatro Goiânia, às 20h30 pontualmente. A entrada é gratuita.

O maestro

Neil Thomson é um dos mais respeitados e versáteis maestros britânicos de sua geração. O maestro assumiu em 2014 a regência titular e direção artística da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Thomson fez atualmente estreias bem-sucedidas com a Orquestra Filarmônica de Tóquio, com as Orquestras Sinfônicas de Lahtu e de Oulu na Finlândia, a Royal Northern Sinfonia, a Orquestra Sinfônica de Israel, a Orquestra Sinfonica do Porto Casa da Música, a Orquestra da Rádio WDR, a Koln, Orquestra da Ópera Nacional de Gales, Orchestra of Opera North, a Royal Oman Symphony Orchestra, a Aurora Orchestra e a Nordic Youth Orchestra

Recentemente, ele se especializou em regência de trilhas sonoras de filmes com apresentações de O Mágico de Oz, Casablanca e Psicose. Em março de 2013, regeu a estreia europeia de Cantando na Chuva com a Royal Philharmonic Concert Orchestra no Royal Albert Hall em Londres.

O violonista 

Uma das figuras dominantes no cenário internacional de violão clássico, como solista ou camerista, Fábio Zanon tem se apresentado por toda a Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália e Oriente Médio, e é convidado regular de teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall em Londres, Carnegie Recital Hall em Nova York, Sala Verdi em Milão, Sala da Filarmônica de Varsóvia, Musikhalle em Hamburgo, Ateneo em Madri, KKR em Lucerna e todos os maiores teatros do Brasil.

Venceu por unanimidade dois dos maiores concursos internacionais: o 30° Concurso “Francisco Tarrega” na Espanha e o 14° Concurso da Fundação Americana de Violão (GFA) nos EUA. A essas vitórias seguiu-se uma turnê de 56 concertos nos EUA e Canadá e o lançamento de seus primeiros CDs.

Desde 2008 é professor visitante da Royal Academy of Music de Londres. Em 2013 assumiu a coordenação artística e pedagógica do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

QUINTA CLÁSSICA

Tradicional espaço cultural da cidade, o Teatro Goiânia é o palco onde a Filarmônica executa um amplo repertório da Música de Concerto, com a participação de convidados de renome. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 20h30.

Data: 18 de Junho de 2015

Hora: 20h30

Local: Teatro Goiânia

Entrada Gratuita

Programa: 

  1. V. BEETHOVEN

Egmont, Op. 84 ( Abertura) (9´)

  1. BERKELEY

Concerto para Violão e Orquestra, Op. 88 (22’)

  1. WEILL

Sinfonia No. 2 (28’)

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA