Gustavo Malheiros expõe “Anônimos Famosos” no Rio de Janeiro

Compartilhe

Nos próximos dias, o Rio de Janeiro será invadido por lambe lambes estampados com fotos de personagens ilustres que habitam a cidade. São 10 cartazes diferentes, distribuídos pelos bairros os personagens geralmente não circulam, promovendo uma grande mostra a céu aberto. A ação anuncia a abertura da exposição “Anônimos Famosos”, do fotógrafo Gustavo Malheiros, que acontece durante o mês de novembro, em Santa Teresa.

A exposição acontece a partir do amplo trabalho de Gustavo, que retratou em seus dois livros homônimos (Anônimos Famosos 1 e 2), personalidades que não são celebridades, mas são conhecidas por grande parte dos cariocas, nos diferentes bairros do município. Pessoas como Dona Suluca da Mangueira, personagem das mais lendárias da tradicional agremiação, Luiz Quinderé, do Brownie do Luiz, que começou a vender a iguaria produzida por ele mesmo aos 15 anos e hoje é conhecido em toda a cidade, e Ivy Amista da Lima, o polêmico “Xuxa do Sinal”, que circula entre os motoristas do trânsito da Barra, paramentado como a apresentadora.

12052628_1043447849033253_1303655117739642532_o

Nesta foto, Gustavo Malheiros com Xuxa do Sinal, personagem controverso | Reprodução Facebook Gustavo Malheiros

Ao todo, quarenta personagens foram selecionados entre os quase noventa já retratados por Malheiros desde 2000, quando começou a fotografar os primeiros “Anônimos Famosos”. Além de personalidades que ainda circulam pela cidade, o fotógrafo também escolheu homenagear ilustres desconhecidos como Jórge Selaron, artista chileno responsável pela famosa escadaria que liga a Lapa e Santa Teresa, Delegado da Mangueira, o mestre-sala irmão de dona Suluca que só teve notas dez em suas performances na avenida e Seu Francisco das Rosas – todos já falecidos, mas eternizados na memória de muitos cariocas. E no trabalho de Gustavo Malheiros.

Com abertura no dia 7 de novembro, a exposição fica em cartaz até o dia 29, no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa, e é gratuita.

Gustavo Malheiros Formado pela School of Visual Arts, em Nova Iorque, onde viveu por quatro anos e ainda realiza trabalhos, Gustavo Malheiros é fotógrafo, especializado em lifestyle, fotojornalismo e moda. Iniciou carreira em 1989, como assistente de Bruce Weber. Hoje, é um dos fotógrafos mais bem sucedidos e influentes no Brasil. Desenvolveu várias campanhas publicitárias de moda e fotografou para a Vogue, GQ, Trip e TPM, entre outras revistas.

É também o fotógrafo brasileiro com maior número de livros autorais publicados. São 15 títulos, entre os quais estão a série de dois volumes Anônimos Famosos, O Livro das Águas, Ilhas Brasileiras, Amazônia, Pedra e Luz, Backstage, Circo e Brazilyorkers. Sua mais recente publicação, Superação, lançada em Outubro.

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA