Coral paulistano Mário de Andrade apresenta hoje oitavo concerto da série “Missas de Mozart” no salão nobre do Theatro Municipal

Compartilhe

O Coral Paulistano Mário de Andrade apresenta mais um concerto da série “Pauliceia Desvairada” nesta sexta-feira (11/9), às 20h, no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo. No programa do concerto de setembro estão Missa Spaur em Dó Maior, K.258, Moteto Exultante, Jubilate K.165 e Missa Spatzen (Missa do Pardal) em Dó Maior, K.220″. A apresentação tem regência de Luiz Marchetti e participação do grupo Camerata Paulistana. A direção artística do Coral Paulistano Mário de Andrade é de Martinho Lutero.

Captura de Tela 2015-09-11 às 09.34.29

A Missa Spaur foi supostamente escrita para a consagração do Conde Ignaz Joseph von Spaur – as partituras originais foram descobertas em 2007, na catedral de Brixen, na Itália. Já a Missa Spatzen foi composta entre 1775 e 1776, na cidade austríaca de Salzburg. O nome (“missa do pardal”) faz referência às frases de violino no trecho “Hosanna no Sanctus”, que se parecem com sons de pássaro.

Ao longo do ano, a série apresentará no Salão Nobre do Theatro Municipal a integral das 18 missas escritas pelo compositor austríaco, em 11 concertos. Alguns deles também serão parcialmente reapresentados gratuitamente em igrejas da cidade, seguindo as diretrizes de descentralização da Fundação Theatro Municipal. As apresentações nas arquidioceses propõe a retomada do sentido original deste tipo de obra coral: integrada à celebração litúrgica, apresentada no decorrer do ritual católico.

Coral Paulistano
Fundado em 1936 por Mário de Andrade, então diretor do extinto Departamento de Cultura desta capital, o Coral Paulistano nasceu sob o impacto do movimento modernista, tendo como missão fundamental a difusão do “cantar brasileiro”. Desde 2013 o maestro Martinho Lutero assumiu a direção artística do grupo que tem como principal objetivo fomentar a produção musical contemporânea, acentuar seu caráter de referência para os corpos corais da Cidade de São Paulo.

SERVIÇO
Coral Paulistano Mário de Andrade
Ciclo Integral das Missas de W. A. Mozart
Camerata Paulistana
Luiz Marchetti – regência
Martinho Lutero Galati de Oliveira – regente e diretor artístico

WOLFGANG A. MOZART
Missa Spaur em Dó Maior K 258
Missa Spatzen em Dó Maior K 220
Moteto Exsultate, Jubilate K 165

11/09 sexta-feira 20h
Theatro Municipal de São Paulo – Salão Nobre
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Ingressos: R$ 20 – com meia entrada
Capacidade: 180 lugares
Sugestão de faixa etária: livre
Duração: 60 minutos (aproximadamente)
http:// www.compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA