O Chef Rafael Campagnolo participa de um bate papo e elabora menu especial em almoço no La Fontana

Compartilhe

Em um bate bapo descontraído com Rafael Campagnolo, Chef Executivo dos restaurantes do IL Campanario Villaggio Resort, em Jurerê Internacional, Florianópolis, o Portal Betioli experimentou menu especial elaborado pelo Chef no Restaurante La Fontana do Resort.

DSCN2674

Um pouco da história de Rafael Campagnolo

Rafael Campagnolo se aventurou em outras áreas antes de reconhecer que a gastronomia podia ser sua profissão. De família italiana, desde pequeno se encantava com as festas gastronômicas na casa da nonna, as massas, molhos e a transformação artesanal dos alimentos.

Acompanhava esta transformação e colocava a mão na massa. A farinha e tantos outros ingredientes podiam ser trabalhados e transformados em algo encantador. Sabores e aromas que sempre serviram para unir, acolher a família e os amigos.

Rafael cursou ciências da computação, mas a realização profissional  não foi atingida. Pegou a mochila e foi para os EUA, optou pela imersão na gastronomia, querendo descobrir se esse era realmente seu  caminho profissional e se profissionalizou.

Experiências como Hotel Marriot em Orlando, e no Brasil, em cozinhas como do Hotel Sofitel e dos restaurantes D.O.M., Taikô, Café Riso & Etc e Simple on the Beach acumulam vasta experiência na bagagem deste jovem cozinheiro.

Linha de Trabalho do Chef Rafael Campagnolo

Em conversa com a equipe do Portal Betioli, o Chef Rafael contou que sua linha de trabalho é mostrar o sabor de cada prato, por isso utiliza pouco tempero e trabalha com o cardápio mais natural e fresco possível. Evita produtos industrializados e trabalha com a textura dos alimentos, como os pontos crocantes nas saladas. A finalidade principal é permitir que o cliente sinta o sabor individual de cada prato e de cada item do prato.

No Restaurante La Fontana do Resort, o cardápio tem um regionalismo que se destaca, mas também possui pratos mais clássicos e contemporâneos.

Nos pratos com ostras, utiliza especialmente ostras baby, que são pequenas, concentradas e não gordurosas. Já os pratos com carne vermelha, a mais utilizada é o baby-beef de angus. No verão, Rafael utiliza muito peixes, como o dourado, a pescada amarela, o atum fresco e o salmão.

Almoço no Restaurante La Fontana

DSCN2556

DSCN2557

DSCN2573

DSCN2587

Couvert da Casa, composto por mini pães; queijo fresco “fatto a casa” com azeite de manjericão e flor de sal; manteiga de ervas; alho assado; salmão curado com molhos de ostras e ovas; caponata; aspargos com flor de sal defumado e rillette de atum com limão siciliano.

DSCN2602

Spring Salad, composta por mix de folhas com morangos, prosciutto, amêndoas laminadas, vinagrete balsâmico, azeite de limão e flor de sal.

DSCN2650

Atum Crostado, composto por lombo de atum crostado sobre legumes orientais e molho especial.

DSCN2661

Cheese Cake de doce de leite

Ficamos encantados com a decoração requintada de cada prato e, especialmente, o sabor. Os itens do couvert frescos e delicadamente temperados; a salada leve e refrescante com o toque dos morangos para aperfeiçoar ainda mais o sabor. O atum crostado fresco com um sabor intenso e especial. E como sobremesa, para finalizar, um delicioso cheese cake de doce de leite. Tudo perfeito! Uma experiência única!

DSCN2624

Segue a receita do atum crostado para quem quiser fazer em casa.

ATUM CROSTADO

Ingredientes:

  • 200 G LOMBO DE ATUM
  • 40 G GERGELIM BRANCO E PRETO
  • 50 G CENOURA EM JULIENE
  • 50 G ABOBRINHA EM JULIENE
  • 5 G GENGIBRE EM CONSERVA (GARI)
  • 20 G SHITAKE EM JULIENE
  • 10 G MOLHO DE OSTRA
  • 10 G MOLHO TARE
  • OVA MASSAGO À GOSTO
  • BROTO DE ALFAFA (PARA DECORAÇÃO)
  • ÓLEO DE GERGELIM TORRADO
  • SAL E PIMENTA

Modo de Preparo:

  1. TEMPERAR O LOMBO COM SAL E PIMENTA E EMPANAR NO MISTO DE GERGELIM;
  2. EM UMA FRIGIDEIRA DE FUNDO GROSSO QUENTE, UNTAR COM O ÓLEO DE GERGELIM E GRELHAR DURANTE 30 SEGUNDOS DE CADA LADO DO LOMBO. RESERVE;
  3. NA MESMA FRIGIDEIRA SALTEAR OS LEGUMES E COGUMELOS E ADICIONAR OS MOLHOS;
  4. SERVIR OS LEGUMES FORMANDO UM LEITO E DESCANSAR AS FATIAS DO ATUM. REGAR COM MOLHO TARE, AS OVAS E OS BROTOS.

 

SERVIÇO

Restaurante La Fontana – IL Campanario Villaggio Resort

Endereço: Av. dos Búzios, 1760 – Jurerê Internacional, Florianópolis – SC, 88053-301

 

Compartilhe