No Dia dos Namorados, o romantismo francês nos autênticos macarons

Compartilhe

O autêntico docinho francês, feito de farinha de amêndoa, é ideal para presentear homens e mulheres. E tem mais: faz par perfeito com uma taça de champagne!

Captura de Tela 2015-06-03 às 17.01.02

A Chef Pâtissier Denise Lerario, formada em Gastronomia pela Escola Lenôtre (Plaisir, França), oferece diversas opções de sabores. Entre elas, macarons com recheios de morango, chocolate, pistache, framboesa, caramelo, doce de leite, maracujá, limão, amêndoa, nozes, brigadeiro, praline e Cointreau. Vendido a partir de dez unidades (3,60 reais, cada), os autênticos docinhos podem ser da cor da paixão ou rosa, verde água, azul, entre outras. Os macarons também podem ter combinações de cores e sabores personalizadas, de acordo com ou desejo do cliente.

Um pouco da história: a palavra macaron vem do termo italiano maccherone, que significa pasta, massa fina. São considerados macaron todos os biscoitos que tem como base em sua massa, a farinha de amêndoas. Ao contrário do que todos pensam, esta delícia não nasceu na França. Sua origem é Italiana , mais precisamente da Veneza renascentista.

Os franceses foram apresentados aos macarons no século XVI, trazidos pela comitiva de Catarina de Médicis. Naquela época, a receita era mantida em segredo e só a nobreza podia degustar essas delícias. Até que um dia, uma congregação de irmãs carmelitas da cidade de Nancy, no Nordeste da França, descobriu a fórmula mágica: farinha de amêndoas, açúcar e claras de ovos.

Elas foram as primeiras a reproduzir a receita, no convento Saint-Sacrement e, após a Revolução Francesa, várias congregações passaram a fazer o mesmo. Resultado: os macarons se popularizaram por toda a França e ganharam várias versões. Foi então que o macaron recebeu uma maior importância, por isso dizemos ser um doce tipicamente francês.

Para os franceses existem vários tipos de macarons, mas o que se tornou sensação em todos lugares foi o macaron de Paris, Gerbet.

Podemos afirmar que o macaron parisiense foi criado no começo do século XX, quando a renomada Maison Ladurée teve a ideia de unir duas partes de macarons com um cremoso e delicioso ganache,

Aqui no Brasil, a Lamponi produz seus macarons seguindo a receita tipicamente francesa, dentro dos padrões internacionais, proporcionando ao paladar experiências extraordinárias e inesquecíveis.

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA