Mercearia do Conde lança menu de 24 anos a R$ 24

Compartilhe

Menu com gostinho de nostalgia. Para comemorar o aniversário de 24 anos, a Mercearia do Conde, do Jardim Paulistano (SP), vai oferecer de 30 de novembro a 13 de dezembro um menu que conta um pouco dos primórdios da casa. Menu de 24 anos a R$ 24 (cada lanche), com 5 sanduíches, cada qual com ingredientes, sabores e memórias da mercearia que se transformou num restaurante.

Captura de Tela 2015-11-27 às 17.15.19

A colorida casa de esquina ainda guarda resquícios de mercearia com sacolas de feira, móbiles e artesanatos. Crédito da foto: Divulgação.

Tudo começou naquele armazém de secos e molhados, com ares de interior. Em 1991, a colorida casa de esquina na Joaquim Antunes, sob o comando das sócias, a irrequieta chef Flávia Marioto e a restauratrice Maddalena Stasi, inaugurou como uma mercearia. O armazém vendia mantimentos a granel, queijos, cereais e massas. Um cafezinho começou a ser servido no balcão de mármore azul. Colocar as fatias do embutido dentro do pão, para comer ali mesmo, se tornou irresistível. Assim surgia o primeiro sanduíche da casa, o de mortadela com manteiga vinda da fazenda da família das sócias, no interior de Minas. Depois, quem levava a baguete fresquinha não resistia a prová-la com um pedaço de queijo ali mesmo. Uma saladinha foi providenciada para acompanhar. E assim começou o cardápio da Mercearia, com sanduíches, tortas, quiches, saladas e outros quitutes. A clientela, que no início se restringia a quem morava e trabalhava na região, cresceu. Vinha gente de todos os cantos. As mesas ficaram concorridas. Daí a casa não parou mais e assumiu definitivamente a sua vocação de restaurante.

Para o aniversário de 24 anos, a chef Flávia Marioto propõe o seguinte menu: Sanduíche na Baguete de Gergelim com Mortadela e Manteiga da Fazenda (foi o primeiro lanche da casa, o mais paulistano e democrático de todos, com manteiga vinda do interior de Minas Gerais, de Gonçalves); Club Sandwich à Moda do Conde (releitura do clássico americano, com peito de peru e crocante de presunto cru no lugar do bacon, em três fatias bem tostadas, como manda a tradição, mas no pão brioche); Sanduíche na Baguete Rústica Integral de Dois Queijos (com brie e gruyère, tomate e rúcula, simples e um clássico dos tempos da mercearia); Tostada no Pão Integral com Salmão Gravlax, Queijo de Cabra e Brotos (sanduíche que era servido nas primeiras mesas do restaurante e aproveitava os produtos frescos da mercearia, como o queijo, os brotos orgânicos de beterraba e rabanete e o salmão curado, servidos no pão integral levemente torrado) e o Minibeirute Croc Vegano, Homus, Berinjela Grelhada e Zaatar (uma receita da avó da chef, de origem libanesa, com um toque contemporâneo).

Uma releitura do clássico americano Club Sandwich. Crédito da foto: Leo Foltran.
“Tudo começou de maneira despretensiosa sobre um balcão de mármore azul. A intenção era oferecer um bom armazém de secos e molhados, até então, em falta no bairro, mas a nossa vocação em receber bem as pessoas, com um cafezinho, um quitute e algo mais, acabou falando mais alto”, explica a restauratrice Maddalena Stasi. “Como caixeiros-viajantes, buscamos garimpar receitas e arte pelo mundo afora. É uma cozinha para alegrar os sentidos e fazer o corpo feliz. Um privilégio completar 24 anos nessa cidade repleta de boa gastronomia”, explica a chef Flávia Marioto.

Apesar de não venderem mais goiabada cascão ou cereais a granel, a mágica casa de esquina ainda guarda os resquícios da antiga mercearia, com azulejos brancos nas paredes e objetos pendurados pelo teto. Lá estão relicários, vassouras, panos de prato bordados, sacolas de feira, móbiles coloridos e artesanatos vários de garimpo das sócias. E o armazém que virou restaurante não cansa de surpreender seus visitantes, encantando os olhos e alimentando a alma.

Serviço:
Mercearia do Conde

www.merceariadoconde.com.br
Rua Joaquim Antunes, 217 – Jardim Paulistano
CEP: 05415-010 – São Paulo – SP
Tel. 11 3081-7204

Compartilhe