Orquestra Filarmônica de Goiás presta homenagem às vítimas de crimes ambientais e do terrorismo em todo o mundo

Compartilhe
Durante apresentação no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na quinta-feira, 27, O Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás, Neil Thomson, prestou uma homenagem às vítimas da tragédia ambiental em Mariana e também às vítimas do terrorismo em todo o mundo. Além das composições de Bartók e Brucker, a Filarmônica dedicou a obra “Nimrod” do compositor inglês Elgar às vítimas. A obra é tradicionalmente tocada no Domingo da Recordação, na Inglaterra para homenagear a memória dos soldados que serviram o país.

Tradução da fala ( Denise Lopes Rodrigues): Boa noite, senhoras e senhores. Bem-vindos a concerto de hoje. Obrigado por estarem aqui, mesmo enfrentando toda esta chuva! Temos outro programa interessante para vocês. Duas peças bastante diferentes serão tocadas em Goiânia pela primeira vez. O Terceiro Concerto para piano de Bela Bartok, com o extraordinário jovem pianista brasileiro, Fabio Martino e a monumental Quarta Sinfonia de Bruckner.

Para iniciar o concerto de hoje queremos prestar nossa homenagem às vítimas de eventos que ocorreram destas duas últimas semanas: a terrível catástrofe que se abateu sobre a cidade de Mariana, e os ataques terroristas em Bamako, no Mali, Ankara, Beirute e, naturalmente, Paris.

Esta peça é tradicionalmente tocada no Domingo de Recordação, na Inglaterra, em que honramos a memória dos que serviram o país. A peça é Nimrod, das Variações Enigma, de Elgar.

Compartilhe