Lançamento – Chef Elisa Fernandes lança livro com a seleção das suas receitas preferidas

Compartilhe

Em seu primeiro livro, a vencedora do reality show MasterChef Brasil, exibido pela Band, mostra que é possível evoluir na arte da culinária por meio de receitas que vão das mais simples até às mais elaboradas. E antes de partir para Paris, no início de junho, Elisa fará uma intensa agenda de lançamentos, por sete cidades brasileiras. A Chef já passou por São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, e amanhã estará em Belo Horizonte (19/5), depois irá a Recife (21/5), Salvador (25/5), Rio de Janeiro (29/5) e novamente em São Paulo (30/5).

Captura de Tela 2015-05-18 às 16.51.37

Junte uma jovem corajosa, um punhado de talento para misturar ingredientes, tempere com carisma e uma dose, generosa, de determinação. Leve para o reality show MasterChef em fogo alto. Apresente o resultado a exigentes jurados e, voilá! Eis uma Elisa Fernandes, no capricho! Aos 24 anos, a jovem ganhadora da primeira versão do programa no Brasil, lança, pela Editora Planeta, seu primeiro livro de receitas: As receitas de Elisa Fernandes. No livro, que chega às livrarias de todo país a partir da segunda quinzena de maio, ela mostra por que conquistou lugar de prestígio entre as grandes promessas da gastronomia brasileira.

O livro de Elisa sugere ao leitor 50 receitas divididas em cinco níveis de dificuldades: ajudante, cozinheiro, subchef, chef e MasterChef. “O livro é o registro de parte do repertório que tenho reunido antes e durante essa fantástica fase que vivi (no MasterChef Brasil), no contato com alguns dos nomes mais expressivos e respeitados da culinária e da gastronomia nacional e internacional”, resume, orgulhosa, a autora. Outro diferencial do livro é que, por apreciar a alimentação saudável, Elisa fez questão de selecionar receitas que, além de cheias de sabores, também seguissem a linha do “é bom e faz bem”!

Para todos os níveis de chefes – Fã de pratos elaborados a partir de ingredientes frescos e de uma boa “comida de verdade”, Elisa prova que não é preciso ter grandes habilidades para impressionar os amigos. Basta selecionar umas das receitas agrupadas no nível “ajudante” para garantir um bom aperitivo, como o tomate confit. O preparo do prato é simples. “Basicamente consiste em juntar os tomates do tipo cereja, sal, açúcar, alho, tomilho e azeite, nas medidas indicadas, em uma travessa e levar ao forno”, ensina Elisa.

Se o leitor quiser se aventurar um pouco mais, poderá se lançar no preparo da farofa funcional que, além de saborosa, ainda é rica em ingredientes que fazem bem ao organismo, como a quinoa, o farelo de aveia e a linhaça. Massas também são sempre boas escolhas quando o assunto é gastronomia. Entre as receitas agrupadas no nível “subchef” está o nhoque de ricota com molho de tomate rústico. Como a massa é feita a partir de espinafre, ricota, noz-moscada, sementes de girassol e azeite, esse prato pode ser excelente opção para as pessoas adeptas de dietas vegetarianas e/ou com restrições ao glúten.

O porco atolado, um dos pratos que Elisa compartilha no livro, é temperado com memórias afetivas do tempo em que a jovem chef ainda fazia faculdade de filosofia, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. “Naquela época, nas noites frias, comidas de uma só panela me confortavam”, lembra. Para o preparo desse prato, o leitor vai precisar de um pouco mais de intimidade com as panelas, já que ele está entre as receitas de nível “chef”.

Entre as receitas mais complexas, ou seja, as de nível “MasterChef”, está o entrecôte com berinjela, flor de brócolis e chimichurri, que serve quatro pessoas, e o filé mignon de porco com purê de abóbora e farofa de pão. Bolos, pães e sobremesas, além de receitas sem lactose também foram contemplados no livro que apresenta, além disso, uma tabela de conversão, informações sobre cortes e uma receita básica para o preparo de fundos (caldos) de vegetais e carnes.

Serviço:
As receitas de Elisa Fernandes
Elisa Fernandes
17 x 20 cm / 176 páginas
R$ 46,90

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'mysql.so' (tried: /usr/lib64/php80/modules/mysql.so (/usr/lib64/php80/modules/mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib64/php80/modules/mysql.so.so (/usr/lib64/php80/modules/mysql.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory)) in Unknown on line 0

Warning: Module "PDO" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "pdo_mysql" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "pdo_sqlite" is already loaded in Unknown on line 0