Grupo de música chinesa se apresenta na Fundação Ema Klabin
Seguindo a tradição dos pequenos grupos folclóricos chineses estabelecidos às margens do rio Yangtze durante o sec XIX, o ensemble Gaoshan Liushui atua como um grupo de instrumentistas qualificados e conhecedores da cultura chinesa que tem por objetivo trazer a música chinesa para perto do público brasileiro, inserido-a nos mais diversos contextos culturais. E no sábado, dia 20 de junho às 16h30, o grupo se apresentará na Fundação Ema Klabin, em São Paulo.
Reprodução Site Fundação Ema Klabin
Criado em 2010 por iniciativa dos músicos e compositores André Ribeiro, Rodrigo Bussad e André Mestre, o grupo rapidamente expandiu suas atividades artísticas para a pesquisa e divulgação do repertório tradicional chinês, mesclando-o com arranjos e criações instrumentais inovadoras.
O ensemble consiste em seis instrumentistas formados na tradição da música de concerto européia, mas ligados de modo singular a pesquisa, educação e difusão de cultura. Dada as circunstâncias especiais que o envolvem o ensemble ultrapassa as fronteiras de um mero grupo instrumental para ser um difusor do patrimônio cultural da música chinesa.
O grupo tem como modelo de prática, formação e estilo instrumental os ensembles folclóricos chineses que surgiram entre a dinastia Ming (1368 a 1644) and Qing (1644 a 1911/12) sob o nome de “sizhu”, que na linguagem popular quer dizer apenas “seda e bambu”. Assim, o grupo inclui em sua formação instrumental os seguintes instrumentos: as flautas “Dizi” e “Xiao”, o violino chinês “Erhu”, a cítara de martelo “Yangqin” e a cítara “Guqin”, além de um pequeno set de percussão composto de “Muyu” e tambores “Tanggu”.
Serviço
Dia 20 de Junho às 16h30
Fundação Ema Klabin (Rua Portugal, 43 – Jardim Europa | São Paulo)
Telefone (55) (11) 3062-5245
Entrada Gratuita