Abertura das Seletivas Regionais do Torneio CrossFit Brasil
Pelo sexto ano consecutivo, o homem e mulher mais bem condicionados do país serão conhecidos no Torneio CrossFit Brasil, a principal competição nacional da modalidade. Nos dias 04, 05 e 06 de setembro, no ginásio José Corrêa, em Barueri (SP), aproximadamente 80 atletas entre homens e mulheres disputarão o título em provas de alta intensidade. Antes disso, porém, terão que conseguir as suas vagas através de oito seletivas regionais que acontecerão nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Santo André, Rio de Janeiro, Maringá, Brasília e Recife.
Os eventos são organizados pela CrossFit Brasil, assinados pela Reebok, com patrocínio confirmado da Fortify Equipamentos e da Progenex, além dos apoios da Sejativo e da Rocktape. A entrada das Seletivas é gratuita.
São esperados cerca de 600 inscritos, divididos em 8 Seletivas Regionais. Cada um desses eventos classificatórios tem uma determinada quantidade de vagas para o Torneio nacional, definida através da quantidade de ginásios oficiais e desempenho dos atletas nos eventos anteriores.
Em 2012, 2013 e 2014, o campeão do Torneio CrossFit Brasil foi Francisco Javier, o Chiquinho, que representa o ginásio (centro de treinamento) da CrossFit Jundiaí. Novamente um dos favoritos ao título, terminou em sétimo lugar no Regionals Latin America do CrossFit Games (Mundial da modalidade) do ano passado, mas não conseguiu sua classificação para o South Regional nesse ano. Apesar de Chiquinho não ter garantido vaga nesse ano, o Brasil foi muito bem representado na etapa classificatória, que teve mais de 260 mil inscritos esse ano.
Entre as mulheres, destaque para Antonelli Nicole, da CrossFit Brasil, de São Paulo, atual campeã do Torneio CrossFit Brasil que terminou em primeira entre as latinas. Anita Pravatti, da CrossFit Selva (Brasília), Tatiane Rebane da Templo S.A. CrossFit, e Joyce Rodrigues da Hangar 193 CrossFit (São Paulo) também representaram o país em Dallas, Estados Unidos, entre os dias 15 e 17 de maio.
No masculino, Tárcio Santos da CrossFit Moema e Artur Machado da BSB CrossFit (Brasília) foram os representantes brasileiros que ao lado de outros 8 latinos, completaram a lista dos 50 competidores que foram à Dallas e disputaram as 5 vagas dessa Regional para o CrossFit Games.
Entre as 40 equipes, 3 foram as brasileiras que disputaram as vagas para Carson (Califórnia): CrossFit Moema, Hangar 193 Brazilian Hurricane e CrossFit SP BSB Hulks Team.
Criado em 1995 nos Estados Unidos e trazido para o Brasil por Joel Fridman, o CrossFit tem se popularizado por sua dinâmica rotina de exercícios e já conta com mais de dez mil ginásios no mundo e 188 no Brasil. Com movimentos funcionais, se diferencia pela prática de exercícios sempre variados e executados em alta intensidade. Nos EUA, é o principal programa de força e condicionamento de academias de polícia e militares das forças armadas. Febre no país, tem tido expansão significativa no número de centros de treinamento e praticantes, sendo 75 novos afiliados somente nos quatro primeiros meses de 2015.
“Para este ano, iremos repetir as seletivas fora de São Paulo (metade delas), ratificando o compromisso com os ginásios e atletas que se espalham pelo país, comprovando o crescimento do CrossFit em nível nacional. Hoje, já são mais de 35 mil praticantes em ginásios oficiais no país”, revela Thales Antoniolli, organizador do Torneio CrossFit Brasil. “Vamos, cada vez mais, em busca do caminho para colocar o CrossFit num patamar profissional no país. O Brasil é um celeiro natural de atletas e o CrossFit é o esporte para mostrar todas as capacidades físicas do ser humano”.
A CrossFit Brasil foi o primeiro ginásio oficial de CrossFit do país, fundada por Joel Fridman em 2009. Fridman é atleta de levantamento de peso, professor e introdutor do CrossFit no Brasil e descobriu o CrossFit em 2007, em Vancouver, Canadá. O ginásio (como é chamado o espaço de treinamento), foi o terceiro da América Latina a ser fundado. Atrás somente do Chile e do Peru.