ENTREVISTA – Chef Arthur Sauer conta como foi a experiência de participar pela primeira vez do Rio Gastronomia
Do Portal Betioli, por Aline Oliveira
Última sexta-feira de agosto, fim de tarde e sol ameno como a estação sugere. No Jockey Club Brasileiro acontecia a 5ª edição do Rio Gastronomia, o maior evento de gastronomia do país. O evento atraiu mais de 70 mil cariocas nos dois finais de semana que se apresentou no Rio de Janeiro e contou com a participação do renomado chef vencedor do reality show culinário apresentado pelo SBT ano passado, Arthur Sauer, que o Portal Betioli tem o prazer de entrevistar novamente.
Com a simplicidade de quem transita pela cozinha da própria casa, fui recebida pelo chef paulistano no stand da Friboi, onde foram ministradas suas 17 aulas.
Já havia participado do Rio Gastronomia?
Arthur Sauer – Não, é a primeira vez. Ano passado queria ter vindo mas estava gravando o reality show “Cozinha sob pressão” no SBT.
O que está achando do evento?
Arthur Sauer – Achei extremamente bem organizado. É assustadora a qualidade de tudo, não vi nenhum problema até agora. É um evento feito pra ser curtido.
Nas aulas ministradas no evento, elaborou seus pratos favoritos?
Arthur Sauer – O Rio Gastronomia e a Friboi me convidaram para fazer estas 17 aulas e todas tinham que ter carne, afinal foi a Friboi quem convidou. Para mim foi legal participar já que tinham que ser pratos rápidos, pratos os quais as pessoas poderiam fazer realmente, (a ideia) não (era) simplesmente eu colocar uma carne na grelha e esperar ficar pronta igual churrasco. Queria que eles fizessem do início. Limpei a carne, eu fiz massa com eles, fiz o molho do zero e todo mundo comeu o prato que fez e todos elogiaram.
Houve alguma crítica sobre os pratos?
Arthur Sauer – Um falou para mim ontem que precisava de mais sal e só. Eu disse: “O sal tá aqui!” Eu apenas auxiliei, mas eles que fizeram os pratos. Para mim é primordial você fazer e comer o prato que fez ali, na hora.
Qual o tempo de duração das aulas?
Arthur Sauer – Era para durar uma hora, mas como falo muito e muito rápido, durava em torno de 45 minutos, às vezes 50 minutos. Só tive uma aula que durou 1h10.
Como elabora suas aulas?
Arthur Sauer – Deixo muita coisa pré-pronta. Ontem fizemos uma massinha fresca na hora, então já deixei a massa e a mistura pronta. Eles esticaram e cortaram a massa senão demoraria muito tempo pra preparar.
Sobre sua dinâmica nas aulas, como funciona?
Arthur Sauer – Dou muitas aulas no Senac – SP e aulas de 3 horas duram 2 h e 10min por ser muito agitado. Mas gosto de tirar dúvidas, saber o que mudariam, quais sugestões me dão. Todo mundo pede pra eu falar mais devagar, mas isso faz parte (risos).
Como é o Arthur na vida pessoal?
Arthur Sauer – Tenho meu lado nerd, coleciono brinquedos e gibis e hoje devo ter uns 4 mil itens. Esse lado que tenho mais infantil me deixa sempre animado, minha mulher comenta que estou sempre feliz, sempre animado. Se tem um problema nós vamos encontrar uma solução e uma parte de cada vez para se fazer resolver. Acho que a cozinha é assim né? Não adianta querer grelhar uma carne se ela nem limpa está. Primeiro preciso limpar, temperar, aquecer o óleo ou a manteiga e depois eu grelhar a carne. Se eu quiser comer ela crua, não vai ficar bom né?
O que é a cozinha pra você?
Arthur Sauer – Cozinha é resolver problemas, chega uma comanda e não é um cliente, é um problema e preciso me livrar deste problema. Tem problema que resolvo em dois minutos, se o cara quer sal, dou o sal e tem problema que é um prato que é preciso pegar e preparar do início ao fim. Vendo desta maneira simplifica um pouco.
Suas aulas são muito concorridas né? As vagas se esgotam rapidamente.
Arthur Sauer – E agora tem piorado. Antes tínhamos 14, 15 pessoas na lista de espera e ontem tiveram 28 pessoas e são apenas 10 vagas. As aulas são dinâmicas, gosto de fazer brincadeiras, falo a mais além da aula, dou segredinhos, dicas e isso dá um “tchan”.
Quais suas expectativas após o Rio Gastronomia?
Arthur Sauer – Ah, eu quero vir ano que vem e me convidem ano que vem (risos). Gostaria de participar de novo, achei que foi muito divertido. Foi muito gostoso, tem muita gente bonita. Ontem conversando com o Jimy Viccari (Chef no Mais Você com Ana Maria Braga), comentei que o diferente é que no Rio as pessoas são coloridas, felizes, sorridentes. Em São Paulo a praia do paulista é shopping. Eu nunca vou negar que sou paulista, mas Rio de Janeiro é outro clima, outro ritmo, as pessoas saem do trabalho e acho que levam sunga, biquíni, tênis, short na mala, trocam no carro e vai andar um pouquinho, já o paulista não, ele vai andar no meio do trânsito, vai pedalar na ciclofaixa e ponto. Aqui se pedala olhando para o mar, então acho que isso influencia muito. O sol, o Cristo aqui atrás, aí é um show a parte.