ENTREVISTA- Guilherme Toldo: “A esgrima é um esporte fascinante”

Compartilhe

Movimentos precisos e elegância definem bem a esgrima. Esse esporte participou de todas as edições dos Jogos Olímpicos da era moderna, desde 1896, em Atenas. No Brasil, a esgrima não tem tanta tradição. Porém, os atletas nacionais da modalidade vêm se esforçando para obter maior notoriedade no cenário nacional e internacional. Entre os esgrimistas brasileiros, o gaúcho Guilherme Toldo é um dos que merece atenção.

19[9]

Com duas medalhas de bronze na última edição dos Jogos Pan-Americanos, em 2011, em Guadalajara, no México, Guilheme é o brasileiro melhor colocado no ranking mundial do Florete. Nos Pan 2015, que está acontecendo agora em Toronto, ele competiu na última quinta-feira (24), mas acabou eliminado pelo americano Alexandres Massialas no florete masculino. Porém, ainda há chance de medalhas nesta edição, já que ele volta a competir neste sábado (25), por equipes, com Ghislain e Fernando Scavasin, às 13 horas contra Porto Rico.

Em entrevista ao Portal Betioli, direto de Toronto, Guilherme Toldo contou os desafios dos esgrimistas e falou sobre sua trajetória no esporte.

Como decidiu praticar a Esgrima?

Guilherme Toldo – Iniciei a esgrima por curiosidade em praticar um esporte novo. Quando tinha cerca de oito anos, era muito incentivado a praticar as mais diversas modalidades esportivas pelos meus pais, e a esgrima apareceu como mais uma dessas atividades. Além disso, meu primo já havia praticado anteriormente e me motivou ainda mais a conhecer a esgrima.

Quais são os desafios dos atletas que praticam esse esporte?

Guilherme Toldo – Um dos maiores desafios do esgrimista é saber lidar com um esporte tão completo. Para um atleta, não basta realizar um treinamento físico desgastante, nem realizar milhões de repetições do mesmo movimento técnico. Ao contrário de muitos esportes, a Esgrima exige um grande controle psicológico, uma alta atenção sobre as reações do adversário e a percepção visual deve estar em alta sincronia com as próprias reações, com a disciplina tática e técnica do combate. Além desses desafios, a Esgrima se torna um esporte fascinante porque cada combate é diferente do outro. Cada adversário possui reações, técnicas e iniciativas diferentes e que podem variar muito durante o mesmo combate.

Como funciona a Esgrima? E a modalidade em que você faz parte, a Florete? 

Guilherme Toldo – As competições de esgrima são organizadas em um formato de duas fases. A primeira, a fase de grupos (chamadas “poules”), é organizado grupos de até sete atletas com combates que vão até cinco toques com duração máxima de 3 minutos no tempo regular. Depois, na segunda fase, é feito um tabelamento de todos os participantes em um ranking (que segue a performance dos esgrimistas na primeira fase) e é criado um quadro de eliminação direta até chegar a final com dois atletas. Nessa última fase, os combates vão a 15 toques e com duração máxima de 9 minutos no tempo regular, com intervalo de 1 minuto a cada 3 minutos jogados. Caso os combates terminem com igualdade no placar ao final do tempo regular (tanto na primeira, quanto na segunda fase) é realizado um sorteio e é concedido 1 minuto extra. Se continuar empate, vence o atleta sorteado.

17[9]

Como está o cenário esportivo desta modalidade no Brasil? Qual nosso maior adversário?

Guilherme Toldo – O cenário da esgrima é de crescimento. Acredito que os últimos tempos foram de amplo aumento de resultados, de objetivos e de medalhas para o nosso país. Ainda somos emergentes, isto é, ainda não atingimos uma grande participação em eventos internacionais com naturalidade, mas possuímos picos de resultados que caracterizam o desenvolvimento. Dentre os adversários que enfrento, acredito que os maiores rivais sejam os norte-americanos, os canadenses e os mexicanos. Penso que, essas sejam as equipes com atletas que enfrento com mais frequência em um cenário Pan-Americano.

Você soma quantos títulos nesse esporte?  Algum que marcou sua carreira?

Guilherme Toldo – Infelizmente, não tenho na ponta do lápis, a quantidade de títulos que venci. Contudo, a única certeza que tenho, é que sou muito orgulhoso de tudo que já conquistei. Em especial, guardo com carinho as medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e o Título do Campeonato Pré-Olímpico das Américas, que me permitiu participar dos Jogos Olímpicos de Londres.

Como foi participar dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara em 2011 com direito a medalha?

Guilherme Toldo – Foi muito especial. Bem, a primeira participação em Jogos Pan é sempre muito marcante, além disso, tive a felicidade de voltar para casa com duas medalhas e experiências incríveis. Guardo todos esses acontecimentos com carinho porque tenho certeza que tudo isso contribuiu para o meu crescimento no Esporte.

Além dos Jogos Pan-Americanos, você já participou dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. O que você leva de experiência dessas competições?

Guilherme Toldo – A participação nesses dois eventos foram super importantes para a formação do atleta que sou hoje. Tive a felicidade de participar desses grandes eventos com menos de 19 anos e pude aprender muito com os atletas experientes que dividiam espaços comigo e me serviam de exemplo para a postura em pista, o controle das emoções e da disciplina tática e até os mais mínimos detalhes. Pude perceber com mais clareza muitos importantes para um alto rendimento dentro das pistas.

Como você se prepara para as competições? Como é a rotina de treinos? Preparou-se de alguma forma especial para participar dos Jogos Pan Americanos de Toronto?

Guilherme Toldo – Para realizar uma boa preparação para o circuito nacional e mundial, divido os meus treinamentos entre Porto Alegre e a cidade de Roma. Organizo minha rotina de treinos com cerca de 7 horas diárias divididas em dois turnos e com atividades físicas, técnicas e táticas que se alternam conforme os dias da semana. Como havia dito anteriormente, a Esgrima é um esporte muito completo, e por isso, exige um bom desenvolvimento dos exercícios como um todo.

Hoje você divide seus treinos entre o Grêmio Náutico União e o Frascati Scherma (Roma). Como você divide seu tempo entre os dois países?

Guilherme Toldo – Procuro organizar meu calendário de um modo que eu possa realizar um bom período de preparação de início de ano em Roma. Assim, consigo aproveitar um longo período de treinamento antes das competições para treinar com maior intensidade. Durante o ano, conforme a frequência de competições no Brasil e na Europa me divido para manter um treinamento de qualidade e ter condições de participar de todas as provas do ano bem. Assim, acabo passando cerca de metade do ano em Porto Alegre e a outra metade viajando.

Quais são os seus planos para o futuro no esporte e fora dele?

Guilherme Toldo – Tenho a pretensão de continuar treinando em alto-rendimento por vários anos. Acredito que depois dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o investimento no esporte irá perder força, mas pretendo manter meus objetivos em crescimento. Além disso, após 2016 voltarei à Universidade, onde deixei o curso trancado, e darei continuidade à minha vida acadêmica para planejar o meu futuro ou deixar de competir.

21[9]

Alguma dica para quem deseja praticar esse esporte? O que uma pessoa precisa para iniciar na esgrima?

A esgrima é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa. A capacidade técnica não necessita de formato físico ou de biotipo. Para iniciar a prática da esgrima, basta ter força de vontade em conhecer um esporte novo e ter curiosidade em praticar um exercício que exige da capacidade física e de muita estratégia!

Fotos | Crédito: Giordando Toldo.

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'mysql.so' (tried: /usr/lib64/php80/modules/mysql.so (/usr/lib64/php80/modules/mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib64/php80/modules/mysql.so.so (/usr/lib64/php80/modules/mysql.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory)) in Unknown on line 0

Warning: Module "PDO" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "pdo_mysql" is already loaded in Unknown on line 0

Warning: Module "pdo_sqlite" is already loaded in Unknown on line 0