“Rio je t’aime” volta com iguarias, moda e música

Compartilhe

Com destaque para a gastronomia, ​​”​Rio je ​t’​aime​”​ ​volta a celebrar a amizade franco-carioca ​com a participação de grandes chefs franceses e brasileiros​, desta vez no revitalizado e olímpico cenário da Praça Mauá​, instalando sua feira durante três meses no centenário edifício do Touring Club, antiga sede administrativa do Píer Mauá. Seus promotores – Olivier Cozan e Ana Tonani – enfatizam que essa “declaração de amor Rio​-França​-Rio se materializa ​também com a presença da moda,​ da​ arte e​ da​ música,​ envolvendo o melhor da cultura local​ para integra​r cariocas e turistas​”​​. Esta nova edição do já famoso evento será realizada até final de fevereiro de 2017, ​com abertura ​marcada para 3 e 4 de dezembro com a grande feira Rio je t’aime.

Rio je t'aime (4)

Não bastasse a vizinhança de museus e o endereço do Boulevard Olímpico​, a estação do VLT ​fica na porta da feira e próximo a​o já célebre mural​ de Eduardo Kobra e com vista total para Baía de Guanabara.
Os chefs participantes​ ​da ​”​Rio ​j​e t’aime​” incluem: Olivier Cozan, Roland Villard, Pascal Jolly, Frederic Monnier, Frederic de Mayer, Chistophe Lidy, Pierre Landry, David Mansaud, David Joubert, Flavia Quaresma, Katia Hannequim, Katia Barbosa, Pedro Benoliel, Cesar Augusto, Fernanda Cabral, Zela Brum, Alexandre Henriques, Bruno Vaz, Família Saboia, Elia Schramm, Fabiana ​Schmaedecke, Diogo ​Menezes, Emmanule Pinheiro, Erik Nako, Luciana Plass, Mariana Garcia, Pedro Lima, Ricardo Lapeyre, Noemia Ribeiro, Ronan, Thierry Espinosa, Shelley de Bottom, Ellen & Maria, entre outros.​ Um time só em si “dignos das mais importantes celebrações”, segundo os promotores.

A feira contará também com um tour gratuito, com saídas a cada hora, realizado pela empresa Rio 2Explore. O passeio a pé pelos arredores do centro do Rio terá início no Rio je t’aime e seguirá ao longo da Avenida Rio Branco a fim de apresentar as influências francesas no cenário carioca. Entre os pontos a serem visitados estão a Casa França Brasil, o Maison de France, a Rua do Ouvidor, a Praça Cinelândia, o Theatro Municipal e Museu de Belas Artes.
O evento “​Rio je t’aime​”​ nasceu ​a 17 de julho deste ano nas comemorações à Queda da Bastilha, e também celebração à chegada da missão artística francesa no Brasil, sacramentado por mais de dez mil visitantes​. Sucederam-se então convites que levaram a caravana​ a eventos como Veste Rio, Rio Gastronomia, ArtRio e uma edição em Niterói ​que marcou a pós-inauguração da Reserva Cultural, em obra arquitetural de Oscar Niemeyer, também ultrapassando os dez mil visitantes.

Programação do Rio je t’aime:

Sábado (3/12)
12 às 13h – Intervenção Circense
13h30 – Kombotânica – Oficina de Horta Urbana para crianças
14h – Contação de histórias para crianças
14h30 – Oficina de bonecos para crianças
14 às 17h – Wilson Meireles – Trio Jazz
18h – Poesia com Pedro de Iolanda & convidados
19h às 21h – DJ Chicote

Domingo (4/12)
12 às 13h – Intervenção Circense
13h30 – Kombotânica – Oficina de Horta Urbana para crianças
14h – Contação de histórias para crianças
14h30 – Oficina de bonecos para crianças
14 às 17h – Rebeca Vallim (samba e bossa nova)
18h – Poesia com Pedro de Iolanda & convidados
19h às 21h – DJ Diogo Reis – Residente da MOO

Serviço

A Feira Rio je t’aime acontece nos dia 3 e 4 de dezembro, das 12 às 20h, no edifício do Touring Club, antiga sede administrativa do Píer Mauá, com entrada gratuita. Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá, Zona Portuária do Rio.

Eventos de moda, música e arte serão realizados no mesmo local até fevereiro de 2017, a programação​ compreenderá as seguintes atividades no mês de dezembro​:​

Mostra Caleidoscópio
Reúne arte, poesia, performances, música, cerâmica, artesanato, gastronomia, design de joias e bijous, brinquedos, roupas, acessórios, papelaria, entre outros. A mostra Caleidoscópio busca também transformar, temporariamente, a estética e o uso do espaço. ​Ocupar​á o segundo andar do Touring e ser​á responsável pelas atividades infantis​ durante as feiras. Lojas presentes: Tucum; Papelaria Capistrano; Caiques; Marcelli Mazur; Que isso querida e Regina Ortman. Fixa de 3 de dezembro até fevereiro de 2017, de quinta a domingo, das 12 às 20h.

Operação gastronômica, com crepe Nouveau do Olivier Cozan e chefs convidados, sempre das 12h às 20h, de terça a domingo.

Festa MOO
É um selo de festas especializado em proporcionar experiências envolventes, baseadas em música, design e tecnologia. Com mais de 80 eventos realizados, a MOO já trouxe para o Rio de Janeiro mais de 150 apresentações de artistas nacionais e internacionais e construiu uma história de sucesso, que é referência em qualidade de conteúdo, execução e satisfação do seu público de fiéis seguidores. Diogo Reis e Badenov (Alexandre Ostrovsky) são os produtores da MOO, também DJs bem afiados, reconhecidos na cena carioca e do Brasil. Festa acontece na área externa e primeiro pavimento do Touring durante todo o verão. A primeira edição será no dia 10 de dezembro, a partir das 23h.

Festa Kilombo Groove
André́ Sampaio & Afromandinga System promovem no dia 15 de dezembro, a partir das 23h, um baile com participações especiais de artistas da efervescente cena afro contemporânea brasileira e internacional. Os bailes Kilombo Groove são conhecidos por não deixar ninguém parado, com repertório de clássicos da música negra que mescla Jorge Ben, Bob Marley, Tim Maia, Chico Science e músicas autorais, a proposta é dançar, dançar e dançar!

Compartilhe