Bartók e Bruckner nos Concertos Especiais da Filarmônica
Nesta quinta-feira, dia 26, às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, a Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta o Concerto nº 3 para Piano e Orquestra do compositor húngaro Bartók. A obra, que homenageia a esposa do autor, Ditta, tem um espírito sereno e lírico. Os movimentos são leves e otimistas e imitam sons naturais como insetos e cantos de pássaros. O consagrado pianista brasileiro Fábio Martino será o solista da apresentação. A regência é do Regente Titular e Diretor Artístico da Filarmônica, Neil Thomson.
Além da composição de Bartók, a Orquestra apresenta a Sinfonia nº4 em Mi Bemol Maior do compositor austríaco Bruckner, também conhecida como Romântica. A obra é uma das mais populares do autor e retrata um romance medieval, com cavaleiros valentes e princesas indefesas.
A apresentação, que tem entrada gratuita, integra a série Concertos Especiais, que tem o objetivo de promover ao grande público espetáculos com os maiores nomes da Música de Concerto.
O MAESTRO
Neil Thomson é um dos maestros mais versáteis de sua geração. De 1992 até 2006, foi Regente Titular no Royal College of Music, o mais jovem maestro a ocupar o cargo. Neil foi nomeado membro honorário do RCM em 1994, pelos serviços prestados à instituição. Suas habilidades como orador têm se aprimorado, fazendo crescer sua reputação como professor por toda a Europa. Foi convidado duas vezes para o EU – Sponsored Master Classes em Vilnius, Lituânia, e foi professor convidado no Mozarteum em Salzburgo, na Academia de Música Kakow e no Conservatório Arrigo Boito, em Parma. Desde 2014, ele é diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Goiás.
SOLISTA
Fábio Martino começou a tocar piano aos cinco anos de idade. Tamanha dedicação e talento fizeram com que o músico fosse premiado em consagrados concursos musicais. Em 2011, Martino conquista o primeiro lugar no concurso internacional de piano “Ton und Erklärung” (som e palavra) promovido pelo Círculo Cultural da Economia Alemã. Martino é considerado ousado e ao mesmo tempo aberto a desafios no cenário pianístico internacional. Como uma marca registrada apresenta-se sempre com uma gravata borboleta de laço feito a mão.
Como próximo importante marco em sua carreira está o lançamento do seu primeiro CD solo com obras de Brahms, Schumann e as primeiras audições mundiais da 3a Sonata para piano de York Höller e dos 3 estudos intervalares de Edino Krieger.
A ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS
A Orquestra Filarmônica de Goiás é um Programa do Governo do Estado, criado pelo atual governador Marconi Perillo em 2012, está dentro da estrutura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e vinculado ao Centro Cultural Oscar Niemeyer.
O Calendário Anual de Concertos Musicais é elaborado pela Superintendência da Orquestra Filarmônica de Goiás, composta por uma equipe executiva, técnica e de apoio, por maestros e excelentes músicos que trabalham incansavelmente para que estes belos espetáculos aconteçam ano a ano.
SERVIÇO
DATA: 26.11 (quinta-feira)
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Entrada gratuita
Não é necessário retirar ingressos