Romantismo na Quinta Clássica da Filarmônica de Goiás
No dia 28 de maio, às 20h30, no palco do Teatro Goiânia, a Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta com dois grandes nomes da Música de Concerto: O maestro Marcos Arakaki e o pianista Eduardo Monteiro. A noite será marcada por obras do período romântico.
Juntamente com a Filarmônica, Monteiro executará o Concerto para Piano e Orquestra do compositor norueguês Grieg. Também serão apresentadas a Abertura da ópera Semiramide do compositor italiano Rossini e a Sinfonia nº8 do checo Dvorák.
O maestro
Marcos Arakaki é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, com destacada relevância na formação de plateias e estreias de obras sinfônicas.
Com a carreira marcada por prêmios, destacam-se o 1º Concurso Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes e o 1º Prêmio Camargo Guarnieri. Foi regente titular da Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, recebendo, nesta última, grande reconhecimento de crítica e público pela sua reestruturação. Com a OSB gravou a trilha do filme Nosso Lar, composta por Philip Glass.
Arakaki é professor visitante de Regência Orquestral na UFPB e regente titular da Sinfônica da mesma instituição.
O pianista
Considerado um dos maiores expoentes do cenário pianístico brasileiro, o carioca Eduardo Monteiro teve seu talento reconhecido internacionalmente desde jovem.
Em 1989 recebeu, por unanimidade, o 1o lugar no Concurso Internacional de Piano de Colônia, Alemanha, além do prêmio de melhor intérprete de Beethoven.
Foi solista das principais orquestras do Brasil e de renomadas orquestras do exterior, incluindo as Filarmônicas de São Petersburgo, de Moscou, de Munique, de Bremen, a Orquestra de Câmara de Viena, a Sinfônica de Novosibirsky, a Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola.
Eduardo Monteiro ocupa um lugar de destaque no panorama da formação musical no Brasil. É vice-diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde é professor de piano do Departamento de Música. Seus alunos conquistaram numerosas premiações em concursos no Brasil e no exterior, com destaque para o 1o prêmio no 25o Concurso Internacional de Piano Clara Haskil na Suíça, em 2013.
QUINTA CLÁSSICA
Tradicional espaço cultural da cidade, o Teatro Goiânia é o palco onde a Filarmônica executa um amplo repertório da Música de Concerto, com a participação de convidados de renome. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 20h30.
Entrada Gratuita
Data: 28 de Maio de 2015
Hora: 20h30
Local: Teatro Goiânia
Programa:
- ROSSINI
Semiramide, Abertura (12’)
- GRIEG
Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor, Op. 16 (30’)
A.DVORÁK
Sinfonia No. 8 em Sol Maior, Op. 88 (34’)