Domingo musical da Filarmônica de Goiás

Compartilhe

A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza mais uma apresentação da série “Concertos para a Juventude” neste domingo, 11, no Teatro Basileu França, às 11h. O maestro brasileiro Guilherme Mannis e o contrabaixista romeno Catalin Rotaru são os convidados do espetáculo.

Catalin Rotaru foto

O solista Catalin Rotaru

Juntamente com a Filarmônica, eles executarão grandes obras da Música de Concerto. Serão apresentadas as composições: “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Mendelssohn, “Concerto nº 5″ ( Transcrição para contrabaixo), de Mozart e a “Sinfonia em Sol Menor”, de Nepomuceno.

A obra de Mendelssohn, inspirada na peça “Sonhos de Uma Noite de Verão” do autor britânico William Shakespeare, é rica em elementos clássicos e efeitos instrumentais.

A composição de Mozart exibe alguns dos temas mais populares do repertório do compositor austríaco. O concerto foi composto para violino. No domingo, a Filarmônica de Goiás executará a transcrição da peça para contrabaixo, o que torna a sonoridade muito mais inusitada.

O compositor brasileiro Nepomuceno encerra o domingo. A Sinfonia em Sol Menor traz elementos tipicamente brasileiros.

A série “Concertos para a Juventude” tem o objetivo de proporcionar um programa cultural de qualidade para as famílias goianas. Participe e conheça mais sobre o maravilhoso mundo da música! Esperamos você!

O MAESTRO

Guilherme Mannis é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) desde 2006, onde tem dividido o palco com artistas como Maria João Pires, Michel Legrand, Nelson Freire, Jean Louis Steuerman, André Mehmari, Emmanuele Baldini, Rosana Lamosa outros.

Mannis desenvolve reconhecido projeto de inserção da Sinfônica do Sergipe no cenário artístico nacional destacando-se a gravação das Suítes para orquestra de câmara e Bachianas Brasileiras nº3, de Villa-Lobos e aTurnê Brasil com concertos em Curitiba (Teatro Guaíra), Rio de Janeiro (Sala Cecília Meirelles), Brasília (Teatro Nacional Cláudio Santoro) e São Paulo (Sala São Paulo) com grande sucesso de público e crítica. Tem promovido também o desenvolvimento de concertos pelo interior do estado do Sergipe e a popularização do acesso à música de concerto.

O SOLISTA

Catalin Rotaru é licenciado pela Universidade Nacional de Música de Bucareste, Romênia e tem mestrado em performance musical pela Universidade de Illinois. Ele foi Professor Associado de Contrabaixo e Estudos de Jazz da Universidade de Wisconsin, lecionou na Universidade Millikin, e na Universidade de Illinois.

O CD de estreia de Catalin Rotaru intitulado  “Bass*ic Cello Notes” foi lançado pela Summit Records em Março de 2007 e em 2010 ele lançou seu segundo CD intitulado “Juliana D’Agostini + Catalin Rotaru”, que foi gravado em São Paulo, Brasil.

Em 2012, Rotaru gravou seu terceiro CD, em colaboração com a Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, que inclui a estreia mundial do solo de baixo do famoso concerto para violino nº. de Mozart.

SERVIÇO

Concertos para a juventude com Guilherme Mannis e Catalin Rotaru

Data: 11/10

Horário: 11h pontualmente

Local: Teatro Escola Basileu França ( Av. Universitária, 1750 – Setor Leste Universitário, Goiânia )

Entrada gratuita 

Compartilhe

COMENTE SOBRE A MATÉRIA