Compositores brasileiros no domingo da Filarmônica de Goiás
Neste domingo, 04, a Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta um repertório 100% nacional. No programa estão as obras: “ Abertura em Ré”, de Nunes Garcia, “Sonata para Cordas”, de Antônio Carlos Gomes e “Série Brasileira” de Alberto Nepomuceno. As composições retratam várias fases da cultura brasileira. A “Abertura em Ré” de Nunes Garcia foi escrita entre 1810 e 1830, em pleno romantismo europeu e representa a tradição europeia tardia nas Américas.
A “Sonata para Cordas” de Carlos Gomes, também conhecida “ O Burrico de Pau”, foi composta em 1894, apenas dois anos antes de sua morte. Peça agradável e divertida, é fruto do compositor pelas temáticas brasileiras.
Já o compositor cearense Nepomuceno realiza em sua suíte um amálgama entre a tradição romântica e uma sonoridade com características brasileiras. Ritmos sincopados e melodias com ginga alternam-se a passagens de bravura e grandiosidade.
A apresentação tem regência do maestro Eliseu Ferreira e acontece às 11 horas, pontualmente, no Teatro Escola Basileu França, localizada na Av. Universitária, 1750, Goiânia, GO, 74610-090, Brasil.
O Maestro
Natural de Anápolis, Eliseu Ferreira é graduado em Educação Artística e clarineta pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Possui mestrado em Regência Orquestral pela mesma instituição. Em 2010 recebeu do governo de Goiás o Diploma de Destaque Cultural do Ano, pelo trabalho realizado em prol da música clássica no Estado. Atualmente é diretor do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola Veiga Vale.
SERVIÇO
DATA: 04/10 ( Domingo)
HORÁRIO: 11h
LOCAL: Teatro Escola Basileu França
Entrada gratuita – Não é necessário retirar ingressos.