Boulangerie de France explica o sucesso do Croissant, o pão de massa folhada, que conquistou os goianos

Compartilhe

Croissant 2

Goiânia é uma cidade que reúne uma grande diversidade de culturas e hábitos, principalmente quando o assunto é gastronomia. O fato é que a capital se abre cada vez mais para novas referências na culinária, em pratos trazidos por chefs renomados. Exemplos são as receitas trazidas de outros países, como o croissant, que de forma acirrada, disputa a preferência nas mesas dos goianos. Não por acaso, a iguaria também é sucesso na Boulangerie de France, loja especializada em receitas tradicionais da Europa. Comprovando a mudança de hábitos, a casa recebe visitantes de todo o Estado e também de diferentes regiões do país, interessados em conhecer os doces internacionais, cafés especiais e as versões de uma das inúmeras especialidades da casa, o croissant. Além do tradicional, que abrange cerca de duas mil unidades comercializadas por mês, a loja oferece o Croissant D’ Amande, recheado com pasta de farinha de amêndoas fatiadas no topo e Croissant Pain Au Chocolat.

Preparo – Thiago Menezes, chef-padeiro da Boulangerie de France, detalha as características de um genuíno croissant, que segundo especialistas deve ter formato meia-lua e uma massa de sabor e textura marcantes, sendo levemente crocante, amanteigado e úmido na medida certa. “A experiência gastronômica começa na visão, onde a aparência lembra a madeira, por seu aspecto dourado. Ao parti-lo, deve-se observar as voltas de sua massa, nem tão seca, nem tão unida por dentro”, compara.

A Boulangerie segue a risca as normas para a produção, além de priorizar produtos frescos e ingredientes importados. O preparo do croissant inclui desde a escolha e pesagem dos ingredientes, passando pela fermentação natural, tempo descanso da massa, garantindo uma textura mais leve antes de assar. Para que o produto chegue ao consumidor com a mesma qualidade das melhores boulangeries da França, a loja investiu numa sala de produção moderna e funcional.

“Um bom croissant é bem vindo em qualquer momento do dia, com qualquer acompanhamento”. As variações de recheios e coberturas ficam a gosto do cliente, arremata o chef-padeiro, Thiago Menezes.

Um pouco de história
O pão de massa folhada mais famoso do mundo e bastante tradicional na França tem um nome que significa “meia-lua”. Diz a lenda que o croissant foi inventado por volta de 1683 em Viena, na Áustria, época em que o Império Otomano tentava aumentar as suas possessões na Europa. Foi numa tentativa de invasão, que os padeiros que permaneciam acordados durante a noite para que de manhã houvesse pão fresco em todas as mesas, deram o alarme, evitando a conquista da cidade. Como recompensa, os padeiros de Viena pediram o direito de criar algo exclusivo para comemorar a vitória sobre o inimigo. Assim surgiam os pãezinhos folhados em forma de meia-lua, símbolo representado na bandeira turca.

O croissant chegou ao território francês através da austríaca Maria Antonieta, que se tornou Rainha de França. O pão preferido da rainha, rapidamente se tornou popular e hoje, além de conhecido em todo o mundo, é uma presença marcante nos almoços das famílias francesas e vendido em todas as padarias e ruas da França.

Sobre a Boulangerie de France
Localizada no setor Bueno, a Boulangerie de France trouxe ao mercado goiano, inovação em relação ao conceito de pães convencionais. As receitas de melhor valor nutricional, fermentação natural e produção artesanal, incluem doces, bolos e mais de 30 opções de pães. O cardápio traz ainda, bebidas diversas com destaque para opções refrescantes e os cafés, onde foram selecionados clássicos da carta italiana. A loja oferece área de atendimento com 100 metros quadrados e funciona diariamente a partir das 7h. O cliente pode optar por três modelos de venda, que incluem escolha de produtos no balcão, encomendas e atendimento nas mesas, sendo duas comunitárias.

Croissant

SERVIÇO

Boulangerie de France www.defranceboulangerie.com.br
Endereço: Av. T-15, nº 492 – Setor Bueno
Telefone: (62) 3924-4242
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 21h e aos domingos das 7h às 14h.

Compartilhe